• Carregando...

Sobrevida

Apontado como pivô da crise do Senado, o ex-diretor-geral Agaciel Maia (foto) vai ganhar uma sobrevida nos quadros da Casa até pelo menos janeiro de 2010. A comissão disciplinar que avalia a res­­pon­­sabilidade dele na edição dos atos secretos deve ganhar hoje mais 60 dias de prazo para con­­cluir os seus trabalhos. Essa é a segunda vez que a inves­­tigação é prorrogada. Agaciel é acusado de ter cometido crime de improbidade adminis­­tra­­tiva ao manter secretas decisões do Senado.

Número

R$ 4,211 bilhões é quanto José Serra terá de empréstimos para financiar obras, especialmente as de infraestrutura, em 2010. Esse dinheiro representa 62,03% do total a ser liberado nos seus quatro anos de governo. A capacidade de investimento é apontada como um trunfo de Serra para a disputa presidencial. "Colocamos São Paulo para andar’’, afirma Serra, repetindo que, nos governos Covas (1995-2001) e Alckmin (2001-2006), o estado foi posto de pé.

De olho na provável candidatura presidencial do próximo ano, aliados do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), já elencam temas considerados positivos para tratar na disputa eleitoral de 2010 e para contrapor-se a Dilma Rousseff. Um exemplo é a Política Estadual de Mudanças Cli­­máticas, que será sancionada hoje, com festa na sede do governo paulista. Na avaliação de aliados de Serra, é possível aproveitar o fato de o governo federal ter sinalizado que pode não apresentar um compromisso de redução das emissões dos gases-estufa na conferência do clima, em Copenhague. "São Paulo prova que é possível ter crescimento com sustentabilidade. Nós temos coragem de apresentar uma meta de re­­dução de 20% (das emissões) até 2020'', diz o líder do governo Serra na Assem­­bleia, deputado Vaz de Lima (PSDB).

* * * * * *

Mensalão

Deputados e senadores arrolados pela defesa dos réus do mensalão faltaram aos depoimentos marcados pela Justiça Federal de Brasília e perderam a prerrogativa de escolher o dia, hora e local para prestar os esclarecimentos. Eles foram notificados para prestar depoimentos. Entre os deputados está Hermes Parcianello (PMDB-PR). O STF decidiu marcar todos os depoimentos para o próximo dia 17.

Nas mãos de Tarso

Depois de ter negado que o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz será demitido do cargo e que ele apenas seria suspenso, o Ministério da Justiça informou neste fim de semana que ainda vai analisar o pedido de suspensão dele por 60 dias. O pedido deve passar pela consultoria jurídica do ministério, que emitirá um parecer, e depois o encaminha ao ministro Tarso Genro. Cabe ao ministro decidir se a punição é aplicada ou negada.

Luto no Noroeste

Um acidente de trânsito na tarde de sábado matou o ex-prefeito de Ivatuba, no Noroeste do Paraná. Adolfo Semprebom (PDT), de 67 anos, viajava pela PR-551, quando no trevo de acesso para a PR-317 perdeu o controle do carro, bateu na canaleta lateral da pista e se chocou contra uma árvore. O político morreu no local. Semprebom foi prefeito de Ivatuba por três mandatos. Sua última passagem pela prefeitura terminou ano passado, quando perdeu a disputa pela reeleição.

* * * * * * *

Pinga-fogo

"Tudo que recebi na vida não dá para pagar essa dívida. Trabalhei para chegar nessa fase da vida e viver uma situação vergonhosa, morando em um apartamento que já não é meu."

Luíza Erundina (PSB-SP), 74 anos, que penhorou seus únicos bens – um apartamento e dois carros – para pagar parte de uma dívida de R$ 350 mil com a prefeitura de São Paulo. Como os bens não cobrem o valor, todo mês, 10% do salário dela é retido para quitar o débito. Ela foi condenada por usar dinheiro do município, quando era prefeita, para financiar publicações de apoio a uma greve geral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]