• Carregando...

O Carnaval de São Paulo já está pronto. A festa promete ser inesquecível para as mais de 60 mil pessoas que devem comparecer no Anhembi nos dois dias de desfile do grupo especial. Com um som melhor, escolas mais bonitas e com carros alegóricos maiores do que os dos anos anteriores, o carnaval paulista vai surpreender muita gente, principalmente aqueles que teimam em dizer que São Paulo é o túmulo do samba.

Entre sexta-feira e sábado, 15 escolas fazem o espetáculo no Sambódromo. Entre elas estarão as escolas Gaviões da Fiel e Mancha Verde, que foram protagonistas de uma grande confusão sobre a possibilidade de desfilarem ou não no grupo especial e disputarem o título.

A Gaviões, que já foi quatro vezes campeã do carnaval paulista, ganhou na Justiça o direito de disputar o título com as escolas do grupo de elite, deixando para trás o grupo de escolas ligadas a torcidas de futebol, no qual deveria desfilar de acordo com o regulamento. A escola que nasceu da torcida organizada do Corinthians será a primeira a entrar na avenida, às 23h15 horas de sexta-feira.

A Mancha Verde, no entanto, não terá a mesma chance. Nascida da torcida organizada do Palmeiras, a escola não conseguiu liminar na Justiça e por isso terá que se contentar com o título de campeã do grupo de escolas ligadas a torcidas de futebol, ao qual concorre sozinha. Mas, graças a um acordo firmado com a Liga, a Mancha Verde poderá desfilar no grupo especial, entrando na avenida na madrugada de domingo. Nem o incêndio que destruiu dois carros alegóricos da escola foi suficiente para derrubar a euforia que tomou conta de seus integrantes. Eles vão trabalhar 24 horas para reconstruir os carros e fazer a escola entrar completa na avenida.

O público, estimado em 32 mil pessoas por dia, deve ouvir este ano um som melhor. O número de caixas de som na avenida dobrou e elas agora estão todas voltadas para a platéia. Ao todo, são 294 caixas de som, sendo 218 na pista e arquibancadas e o restante na concentração. As alegorias também prometem encantar. No ano passado, o maior carro alegórico media 42 metros. Este ano, o maior tem 120 metros. Serão 90 carros no total, que podem ter até 15 metros de altura.

Os portões do estacionamento serão abertos às 14h e os do Sambódromo, às 17h. O público entrará pelos portões que ficam ao longo da Avenida Olavo Fontoura e da Marginal do Tietê. Em cada portão, estão instaladas três catracas eletrônicas.

Todos os foliões e integrantes das escolas de samba passarão por revista preventiva, segundo a SPTuris, responsável pelo Anhembi. É proibida a entrada com objetos perfurantes, cortantes, garrafas, latas e armas de fogo. Crianças com até 5 anos não entram. A partir dessa idade, menores até 16 anos, entram apenas se estiverem acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Nos quatro dias de carnaval pelo menos 30 mil turistas devem passar pelo Sambódromo, 10 mil a mais do que no ano passado. No setor Turístico (Setor H), os turistas receberão um "kit Carnaval", com camiseta do evento, confetes, serpentinas e a relação dos sambas-enredo. Pelo menos 1.700 homens da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana farão a segurança dos desfiles, dentro e no entorno do sambódromo.

Lá dentro, os foliões devem consumir nas lanchonetes 10 toneladas de espetinhos, 300 mil latas de cerveja, 50 mil latas de refrigerante, 500 caixas de energéticos, 20 mil sanduíches frios, 25 mil chocolates, 30 mil picolés e 50 mil chicletes e balas nos dias de desfile. Atrás de cada setor, haverá uma lanchonete. Ao todo, serão 40 tendas de alimentação e 20 tendas de serviço e apoio espalhadas pelo Sambódromo. As lanchonetes manterão vendedores ambulantes que circularão pelas arquibancadas. O preço cobrado por eles é igual ao da lanchonete, de acordo com a SPTuris (para conhecer toda a infra-estrutura do Sambódromo, clique aqui ).

A primeira escola a entrar na avenida será a Gaviões da Fiel. O início do desfile está previsto para 23h15m. A seguir entrarão Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império da Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre. A última escola deve sair da avenida perto das 8h de sábado.

O desfile de cada escola deve durar no mínimo 55 minutos e no máximo, 65 minutos. Para aquecer o público, o grupo Afoxé Iyá Ominibu se apresenta a partir das 21h de sexta-feira.

No sábado, o desfile começa às 22h45m. A primeira escola a entrar na avenida é a Unidos do Peruche. Em seguida, entram Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos da Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e, por último, a X-9 Paulistana, que deve encerrar o desfile por volta das 7h15m. A abertura dos desfiles de sábado terá apresentação do bloco Afoxé Coroa de Dadá, às 21h.

No domingo se apresentam as nove escolas do grupo de acesso. O desfile de cada agremiação deve durar no mínimo 50 minutos e no máximo, 60 minutos. Essas escolas disputam duas vagas no grupo especial no carnaval de 2007.

O trânsito em toda a região do Sambódromo será alterado por conta dos desfiles. O estacionamento do Parque Anhembi custará R$ 20. Haverá também um esquema especial para quem vai usar o transporte público-conheça os detalhes aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]