• Carregando...
 | Roberto Scola
| Foto: Roberto Scola

Lurian Cordeiro da Silva, filha do presidente Lula, rebateu, em carta ao jornal norte-americano The New York Times, as críticas ao filme Lula, o filho do Brasil, publicadas no dia 11 de janeiro. De acordo com o jornal, o filme falha ao não mencionar que Lula abandonou sua namorada, Miriam Cordeiro, mãe de Lurian, aos seis meses de gravidez. "Primeiro, minha mãe não foi ‘abandonada’. Apesar do fim do relacionamento com meu pai, ele pagou todas as despesas médicas, incluindo pré-natal e o parto. Ele também me registrou no mesmo dia em que nasci. Isso não se encaixa no perfil de alguém que abandona mulheres grávidas", diz Lurian, na carta. Ainda de acordo com o New York Times, a produtora do filme, Paula Barreto, disse que não incluiu o episódio porque a família de Miriam Cordeiro teria ameaçado entrar com uma ação na Justiça. Lurian argumenta, no entanto, que nenhum dos outros filhos de Lula aparece no filme. "Por que eu deveria (aparecer)? Se o filme é sobre a trajetória do meu pai, um imigrante pobre que se torna líder sindical, onde eu e meus irmãos nos encaixamos?" Na carta, ela diz ainda que adorou o filme. "Apenas fortaleceu minha admiração por esse homem, que não é somente meu pai, mas um líder mundial, simbolizando o ‘homem comum’. E finaliza o texto afirmando que concorda com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: "Lula é o cara!"

Número: R$ 127.344,22

A quinta parcela do Apoio Financeiro aos Municípios deve ser creditada hoje na conta de quase todas as prefeituras do país. Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa vão receber o valor acima que corresponde às diferenças negativas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, no exercício de 2009 em relação a 2008, acumuladas até o mês de dezembro.

Mudança de líder

O atual líder do PT na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (foto), passa ocupar, a partir da próxima semana, a liderança do governo na Casa no lugar do deputado Henrique Fontana (PT-RS). A principal missão do novo líder, segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, será garantir a aprovação dos projetos do pré-sal. Ele informou que o presidente Lula não descarta a possibilidade de requerer a tramitação de urgência urgentíssima para que os projetos sejam aprovados ainda no primeiro semestre, na Câmara e no Senado. Com a nomeação do novo líder, Lula libera Fontana para ser um dos principais articuladores da pré-candidatura do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo do Rio Grande do Sul.

Mais voto

Uma PEC, que tramita na Câmara Federal, quer permitir que brasileiros que moram no exterior possam votar para deputado federal. Hoje, as pessoas que moram fora do país só podem escolher o presidente. São 94 zonas eleitorais distribuídas nos cinco continentes. Para o autor da proposta, o deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), "sucessivas crises econômicas forçaram a migração de brasileiros para outros países, principalmente na década de 80. Mas a mudança de país, segundo ele, não pode ser vista como perda de cidadania."

Erramos

A foto publicada na edição de ontem de Notas Políticas, que acompanhou a nota "Cargo concorrido", é de Luiz Felipe Haj Mussi e não do secretário especial Luís Mussi (foto).

Pinga-fogo

"A bancada paranaense na Câmara sempre esteve à disposição para dar apoio político nas negociações da multa. Além de extinguir a retenção do recurso temos uma outra batalha pela frente, que é a devolução do dinheiro não repassado nos últimos anos."

Gustavo Fruet, deputado federal (PSDB-PR), sobre a cobrança do governador Requião de uma maior participação da bancada federal do estado para resolver a questão da multa do Banestado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]