• Carregando...

412 caixas

de documentos e 150 livros de registros da época da ditadura foram entregues pela Casa Civil ao Arquivo Nacional.

O governo entregou 412 caixas com documentos e outros 150 livros de registros da época da ditadura militar (1964-1985) ao Arquivo Nacional. Os papéis foram produzidos pela Casa Civil. Até o último domingo, não se sabia da existência da documentação em posse da Casa Civil. Foi quando o jornal Folha de S.Paulo revelou que vários ministérios ainda guardam material do período militar que não está disponível para consulta de pesquisadores. O estudo dos papéis poderia elucidar diversos pontos obscuros do funcionamento do regime e de seu aparato repressor – que prendeu, torturou e matou opositores.

O material descoberto pelo jornal inclui memorandos, cartas, ofícios, avisos, exposições de motivos e telegramas confeccionados pelos então ministros de pelo menos nove áreas: Marinha, Exército, Aeronáutica, Agricultura, Justiça, Trabalho, Relações Exteriores, Fazenda e Casa Civil. Com exceção das Relações Exteriores, os órgãos não dispõem de estrutura própria para pesquisa e leitura.

Após a publicação da reportagem, o governo decidiu enviar ao Arquivo Nacional todos os milhares de documentos produzidos pelas nove pastas. A Casa Civil é a primeira a entregar os papéis. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça, que vai determinar aos outros ministérios que enviem todos os acervos. Eles serão catalogados e abertos à consulta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]