• Carregando...

O desfecho do caso Renan Calheiros (PMDB-AL) deve acontecer nos próximos dias, ou ficar muito perto disso. No limite, o senador pode perder o mandato se ficar provada a denúncia de falta de decoro parlamentar.

Suspeito de ter despesas pessoais pagas por lobista da construtora Mendes Junior, o presidente do Senado teve os documentos de defesa colocados em xeque por reportagem da TV Globo na quinta-feira, o que provocou uma reviravolta no episódio. Peritos da Polícia Federal estão analisando os papéis.

Foram agendados pelo Conselho de Ética do Senado depoimentos dos principais personagens e também uma nova rodada de discussões do relatório que pede o arquivamento do caso. O PSOL é o autor do pedido de abertura do processo no Conselho de Ética e agora PV e PPS, além do próprio PSOL, ameaçam reagir com ações na Justiça se o caso for arquivado.

Na Câmara dos Deputados, está programada a votação de parte da reforma política, com a instituição do voto em lista para deputados federais e estaduais e vereadores. Cercada de polêmica, a apreciação depende de novo acordo entre os partidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja a Minas Gerais e São Paulo para o lançamento do plano de saneamento e habitação.

Veja os principais fatos políticos previstos para a semana:

SEGUNDA-FEIRA

- Claudio Gontijo, da construtora Mendes Junior, depõe no Conselho de Ética do Senado, no caso que analisa a possível falta de decoro pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Pedro Calmon, advogado da jornalista Mônica Veloso, escalado para depor, não confirmou presença.

- O presidente Lula recebe, às 15h, Robert Zoellick, indicado para assumir a presidência do Banco Mundial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa da audiência.

- O Diretório Nacional do PT se reúne às 14h em Brasília para debater a reforma política. A Executiva Nacional já fechou questão sobre a reforma na semana passada; o DN é o órgão máximo do partido.

TERÇA-FEIRA

- A Câmara dos Deputados prevê a votação, no pacote de reforma política, do voto em lista para parlamentares. Antes, os líderes dos partidos se reúnem com o presidente da Casa para definir a pauta, que tem como prioridades uma medida provisória e dois projetos de lei com urgência constitucional.

- O Conselho de Ética do Senado deve votar o parecer do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) sobre acusação de que Renan Calheiros teve despesas pessoais pagas com recursos de uma empreiteira. Cafeteira pediu licença médica nesta segunda-feira e deve ser substituído.

- Após adiamentos sucessivos, o professor e advogado Roberto Mangabeira Unger (PRB) toma posse na nova Secretaria Especial de Planejamento Estratégico, que reunirá o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE).

- O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado às 11h para falar sobre concentração bancária e as tarifas cobradas no sistema bancário.

QUINTA-FEIRA

- O presidente Lula cumpre agenda em Belo Horizonte (MG). Às 9h30, participa de cerimônia de inauguração da avenida Antonio Carlos. Às 11h, estará em cerimônia de lançamento do plano de saneamento e habitação de Minas Gerais. Visita, às 14h30, o bairro Viva Aglomerado da Serra.

SEXTA-FEIRA

- O presidente Lula participa em São Paulo, às 10h, da cerimônia de lançamento do plano de saneamento e habitação de São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]