Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
legislativo

CCJ da Alep aprova exigência alternativa de cobrança além das comandas

Mesa com drinks: medida atinge principalmente bares e casas noturnas. | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Mesa com drinks: medida atinge principalmente bares e casas noturnas. (Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (24), projeto que proíbe estabelecimentos comerciais do estado de utilizarem comandas como única forma de controle de cobrança dos consumidores. Autor da proposta, o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) justifica no texto que é preciso usar outras formas de cobrar os clientes para “facilitar a eficiência do trabalho ofertado e a comodidade” dos compradores.

Pelo projeto, bares e casas noturnas que descumprirem a regra receberão advertência, multa de R$ 10 mil e, por fim, terão o alvará de funcionamento cassado. O texto estabelece que, assim que a lei for sancionada e publicada, os estabelecimentos terão prazo de 60 dias para se adequar à medida. Além disso, caberá ao próprio Executivo fiscalizar o cumprimento da norma.

“Quando o cliente deseja sair do estabelecimento encontra grande dificuldade, tendo em vista o tamanho da fila a ser enfrentada para pagar sua conta. Tal propositura visa impedir que os consumidores fiquem proibidos de sair do local em uma situação de emergência”, defende Praczyk.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.