• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, desembarca nesta quarta-feira (29) em Porto Príncipe, capital do Haiti, para acompanhar a organização do processo eleitoral no país. A eleição presidencial no Haiti está marcada para o dia 28 de novembro.

Amorim vai discutir a participação da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) no processo eleitoral. Desde 2004, o Brasil é responsável pelo comando das tropas militares de 19 países que atuam no Haiti.

O chanceler brasileiro vai se encontrar com o presidente do Haiti, René Préval, e o comandante militar da Minustah, o general brasileiro Luiz Guilherme Paul Cruz. Na quinta-feira (29), Amorim será recepcionado com um almoço na residência oficial do embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman.

Ao presidente do país caribenho, o chanceler brasileiro vai entregar formalmente um estudo técnico para a construção da barragem e hidrelétrica de Artibonite. O projeto foi aprovado pela Comissão Interina para Reconstrução do Haiti, em agosto de 2009.

Em janeiro deste ano, o Haiti foi atingido por um terremoto que deixou mais de 200 mil mortos. Novos acordos de cooperação técnica nas áreas de fortalecimento institucional, saúde, meio ambiente, cultura e defesa civil também devem ser assinados pelo ministro.

Durante a visita, Amorim também vai visitar o projeto de "Coleta de Resíduos Sólidos", na cidade de Carrefour Feuilles, na região metropolitana de Porto Príncipe. A iniciativa, que foi implementada com recursos do chamado Fundo IBAS – formado por investimentos do Brasil, Índia e África do Sul – recebeu, em 2007, o prêmio de melhor projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto é coordenado pela ONG Viva Rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]