Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Cerca de 250 funcionários de frigorífico são intoxicados

Cerca de 250 funcionários de um frigorífico sofreram intoxicação alimentar em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, nesta quinta-feira. Quatro postos de saúde da cidade foram fechados. O atendimento foi centralizado no ginásio de esportes Pedro Ivo. A prefeitura disponibilizou colchões e toda a equipe médica foi concentrada no local. Pacientes também foram atendidos no hospital Frei Bruno, de Xaxim e em salas do frigorífico. O frigorífico Diplomata tem as refeições terceirizadas há três anos. A empresa Bona Mesa fornece aproximadamente 1,7 mil refeições diárias.

Bombeiros, voluntários, auxiliares dos postos de saúde e médicos que não estavam trabalhando compareceram no ginásio para dar apoio.

Amostras da comida servida no almoço e na janta de quinta-feira foram recolhidas para análise. Os exames laboratoriais dos pacientes e as análises devem ficar prontos em 48 ou 72 horas.

As suspeitas até o momento são de intoxicação por salmonela. Dois alimentos foram apontados como possíveis causadores do problema pelos pacientes, uma canjica servida de sobremesa e uma lasanha.

Como a intoxicação por salmonela leva de seis a 24 horas para apresentar os sintomas, o pico de movimento foi a partir das 15h de quinta, quando ficou decidido que os pacientes seriam transferidos para o ginásio. A médica Regiane Ruella Malaquias considera que essa foi uma intoxicação grave. Os pacientes apresentavam febre, dor de cabeça, mal estar, diarréia, vômito e uma dor abdominal muito forte.

Por volta de 18h o ginásio já estava esvaziando. Alguns pacientes foram transferidos para hospitais da região, como Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Coronel Freitas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.