• Carregando...
 | Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Os servidores públicos do Paraná promovem uma noite de vigília em frente ao Palácio do Iguaçu, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (20). Eles são contrários ao reajuste de 6,49% em duas parcelas proposto pelo governo do estado. O pedido é de que o reajuste seja de 13,6% e feito de uma única vez.

A organização do protesto é do Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná, que calcula a presença de 300 pessoas no Centro Cívico. Mas, por volta das 20h30 desta segunda, cerca de 70 pessoas estavam presentes ao protesto. Ônibus vieram do interior do Paraná trazendo servidores, que se reúnem em barracas montadas na Praça Nossa Senhora da Salete. O acampamento provisório inclui cozinhas improvisadas e locais para passar a noite.

O presidente da FES, Heitor Rubens Raymundo, relata que uma reunião está marcada para as 8 horas desta terça-feira (21) com o governador em exercício, Flávio Arns (PSDB). A assessoria de imprensa da Secretaria de Administração e Previdência, no entanto, informou na tarde desta segunda, em nome do Governo do Paraná, que as negociações estão encerradas desde o envio do projeto de lei com o reajuste para a Assembleia.

"Se o governador em exercício vai nos receber nesta terça, como as negociações estão encerradas? Além disso, o Projeto de Lei que prevê o reajuste vai ser votado amanhã, e os deputados que apoiam os servidores vão tentar emplacar cinco emendas durante a sessão plenária na Assembleia", disse Raymundo.

A vigília deve ser encerrada às 10h30 desta terça-feira (21). Os servidores também pretendem discutir, durante à noite, melhorias no Sistema de Assistência à Saúde (SAS), convocação dos aprovados em concursos, mudanças na ParanáPrevidência e reenquadramento dos servidores contratados com nível médio e que concluíram o ensino superior.

Reajuste de 6,49%

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR) aprovou, em reunião extraordinária nesta segunda-feira (20), a proposta de reajuste nos salários dos servidores públicos do estado. O Projeto de Lei apresentado pelo Executivo prevê aumento de 6,49% divididos em duas parcelas – a primeira a ser incrementada à folha em maio e a segunda em julho. A proposta deve ser votada já nesta terça-feira (21), em plenário, o que motivou a manifestação dos servidores públicos.

Manifestações anteriores

A categoria já havia se reunido no local, em 7 de maio, mas o ato terminou sem acordo com o Executivo. Em 13 de maio, o governo do Paraná anunciou o reajuste de 6,49% ao salário dos servidores públicos do estado. Desde então diversos atos e manifestações foram promovidos pelos servidores do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]