• Carregando...

Previsto para o final de agosto, o relatório da CPI das Armas recomendará reforço na vigilância da entrada de carros no país. "São eles, mais que caminhões ou aviões, que trazem armas e munições para o PCC", diz o relator, Paulo Pimenta (PT-RS). Ele vai propor a instalação de portais com "scanners" para detecção de armas nas fronteiras. A CPI vai propor uma lei que obrigue fabricantes a inscrever o número de série das armas na parte interna, para dificultar a raspagem.O relatório concluirá ainda que o bloqueio de celulares nos presídios é uma medida pouco eficaz, pois os "cabeças" do PCC se comunicam por intermédio dos advogados. Todos os defensores ligados à facção criminosa investigados pela CPI serão indiciados.

Grife – O secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, está orientando sua equipe a não "glamourizar" o PCC em discursos e textos internos. Pede que se evite inclusive mencionar a sigla.

Fogo amigo – O programa de segurança pública do PT dará um "puxão de orelha" no governo federal, criticando os contingenciamentos de recursos dos fundos de segurança e penitenciário e dizendo que não podem continuar.

Jeitinho – Cartilha do PT na internet dá dicas de como burlar as restrições legais de campanha. Exemplo: em vez de camisetas com propaganda dos candidatos, os militantes devem usar outras com o logotipo do partido, para reforçar o voto de legenda.

Tarifa cheia – No mesmo texto, o PT afirma que o reembolso por viagens de Lula no avião presidencial será feito até dez dias após a eleição, em valor equivalente ao do fretamento de um jato para os trechos percorridos.

Para a foto – Pouco antes de fazer seu primeiro comício externo de campanha, marcado para o próximo sábado, no Recife, Lula deve visitar Garanhuns, cidade do interior de Pernambuco onde nasceu.

Osso duro – O comando da campanha de Geraldo Alckmin tenta selar o apoio oficial do candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves ao tucano. O entrave é o PSDB local, que melou aliança com o senador.

Duas canoas – Garibaldi é simpático a Alckmin e fez o relatório que implicou vários petistas na CPI dos Bingos. Mas seu sobrinho, Henrique Eduardo Alves, foi um dos comensais no jantar de setores do PMDB com Lula.

Aparelho 1 – Coordenadores da campanha da presidenciável Heloísa Helena (PSOL) articulam a criação da Intersindical, uma central dissidente da CUT, que apóia Lula. São 50 sindicatos envolvidos, representando 1 milhão de trabalhadores.

Aparelho 2 – "A ampla maioria é pró-Heloísa", diz Jorge Luiz Martins, da cúpula do PSol. Nesta semana, será distribuído um jornal da nova central com tiragem de 4 milhões de exemplares, com críticas duras ao presidente.Vitaminado 1 – O gasto do governo federal com a Bolsa-Família na cidade de São Paulo, hoje governada pelo PFL, aumentou 41% entre maio e junho. Foram repassados R$ 12,51 milhões.

Vitaminado 2 – A despesa com o programa, vedete da campanha de Lula, já supera o repasse do Fundo de Participação dos Municípios à capital, que foi de R$ 7,62 milhões.

Balanço – A Polícia Federal já ouviu 13 parlamentares envolvidos na Operação Sanguessuga. Os dois que faltam devem prestar depoimento nessa semana. Os nomes são mantidos em sigilo.

Segundo passo – Os próximos da lista são 31 prefeitos que teriam relação com a máfia das ambulâncias. Os documentos que os incriminam chegaram à PF na terça-feira.

***

TIROTEIO

* Do senador Demóstenes Torres (PFL), candidato ao governo de Goiás, sobre a presença no jantar de lançamento da campanha reeleitoral do presidente, na quinta-feira, de petistas denunciados no mensalão, ex-integrantes do governo que caíram após escândalos e até de um juiz afastado durante a operação Anaconda:

– Os crimes do Código Penal estavam quase todos representados na festa do Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]