• Carregando...

A Secretaria de Saúde da cidade de Aparecida, a 167 km de São Paulo, pode declarar estado de emergência por causa do aumento do número de casos de dengue no município. A cidade será visitada por Bento XVI, entre 11 e 13 de maio. São esperados cerca de 500 mil turistas neste período.

O estado de emergência pode ser anunciado se forem comprovados mais quatro casos na cidade. De acordo com estatísticas medidas pelo Ministério da Saúde, uma epidemia só é declarada a partir de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

A cidade tem 36 mil moradores, portanto bastam 108 pacientes infectados para que a situação seja considerada "grave". O município já registra 104 segundo o Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Aparecida. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, os dados repassados pela prefeitura até sexta-feira (4) para o estado indicavam o registro de 68 casos na cidade.

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) detectou no fim de abril que o maior índice de larvas do mosquito na cidade foi encontrado na região central e no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a 100 metros do seminário Bom Jesus, onde o Papa ficará hospedado.

O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica admitiu na sexta-feira (4) que os quatro casos que faltam para declarar a situação de emergência já podem ter acontecido na zona rural.

Em 2004 foram registrados 11 casos de dengue, enquanto em 2005 e 2006 a cidade esteve livre da doença. No mês de abril, foram apresentados 18 casos por semana.Autoridades locais e do governo de São Paulo chegaram a destacar 200 policiais, 50 agentes de saúde e 60 médicos para um mutirão de combate à dengue. Até mesmo durante as missas na Basílica Nacional de Aparecida o mosquito já se tornou motivo de preocupação.

Ao final de cada cerimônia, os celebrantes lembram os fiéis sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença. Funcionários da Basílica Nacional também estão distribuindo sacos plásticos para os ônibus de romarias, em dias de grande movimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]