• Carregando...
Clayton Coutinho de Camargo assina o termo de posse | Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Clayton Coutinho de Camargo assina o termo de posse| Foto: Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo

O desembargador Clayton Coutinho de Camargo assumiu, na tarde desta sexta-feira (1º), a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Em seu discurso de posse, Camargo disse que se sente emocionado em exercer o cargo que o pai dele (o ex-desembargador Heliantho Guimarães de Camargo) também exerceu, no biênio 1981 e 1982, e que tal fato é inédito na história do estado.

O cargo foi transmitido pelo atual presidente, o desembargador Miguel Kfouri Neto, no prédio anexo do Palácio da Justiça, no Centro Cívico. Camargo ocupará a presidência do TJ-PR no biênio 2013/2014.

Junto de Camargo, também foram empossados o 1º vice-presidente, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, a 2ª vice-presidente, desembargadora Dulce Maria Sant'Eufêmia Cecconi, corregedor-geral da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, e o corregedor da Justiça, desembargador Eugênio Achille Grandinetti.

Perfil

O novo presidente do Judiciário paranaense, o desembargador Clayton Coutinho de Camargo tem 39 anos de carreira jurídica, sendo 21 dedicados ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e 18 no Judiciário do estado.

Camargo nasceu em Curitiba (PR), no dia 5 de março de 1946 e formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1973. Ingressou no MP-PR como promotor substituto em 1974, trabalhando nas Comarcas de Foz do Iguaçu, Campo Largo, Palmeira e Paranaguá. Em 1976, foi efetivado na carreira, atuando nas comarcas de Mandaguari, Bocaiúva do Sul, Colombo, Assis Chateaubriand e Ponta Grossa.

Em Curitiba, desde 1981, atuou nas 1ª e 9ª Varas Criminais e na 2ª Vara de Delitos de Trânsito. Em 1990, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça e eleito para integrar o Conselho Superior do Ministério Público no biênio seguinte. Foi nomeado ao cargo de Juiz do Tribunal de Alçada em 1995, na vaga do Quinto Constitucional, que é destinada ao Ministério Público. Em 2002, foi eleito presidente do Tribunal de Alçada do Paraná. Já em 2003, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]