• Carregando...

Um projeto que está sendo discutido na Câmara de Vereadores de Curitiba prevê a identificação por meio da impressão digital de todos os clientes na entrada das agências bancárias da capital. O objetivo é auxiliar a polícia na identificação de suspeitos de crimes dentro e nas proximidades dos bancos. A proposta será votada na terça-feira (9).

Caso o projeto seja aprovado, as agências bancárias ficam obrigadas a instalar os leitores de impressão digital próximos as portas giratórias. Só após o registro da digital as portas seriam liberadas e o cliente teria acesso ao interior do banco. As informações dos clientes ficariam armazenadas em um banco de dados.

A proposta prevê um prazo de 120 dias para implantação do sistema. O descumprimento acarretará multa no valor de R$ 800. "Com a identificação das pessoas que entram na agência fica possível o controle dos acessos e respectiva identificação em caso de necessidade, além da medida coibir a intenção dos marginais, ampliando as perspectivas de segurança, preservando a integridade dos clientes e credibilidade das agências", justificou Mario Celso Cunha (PSB), autor do projeto.

Outras medidas

Outros três projetos já foram aprovados na Câmara Municipal de Curitiba com o objetivo de coibir a "saidinha de banco". Em outubro, foi sancionada a lei obrigando os bancos a instalar câmeras em suas áreas externas.

Anteriormente, os vereadores aprovaram a lei dos biombos, que obriga os bancos a manterem divisórias entre os caixas e as pessoas que estão na fila, e a lei que proíbe o uso de celulares no interior das agências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]