• Carregando...
Ciro Gomes, ex-ministro e candidato duas vezes à presidência da República | Roosewelt Pinheiro/ABr
Ciro Gomes, ex-ministro e candidato duas vezes à presidência da República| Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
  • Senador Alvaro Dias (PSDB-PR): presidenciável?

O clima de festa no grande ato político preparado para mostrar unidade do PSB, que pretende se credenciar como alternativa de poder nas próximas eleições presidenciais, azedou com as farpas disparadas pelo ex-ministro e candidato duas vezes derrotado Ciro Gomes contra o governador Eduardo Campos (PE), presidente da legenda. Campos comandou a festa na abertura do congresso nacional do partido como grande estrela, diante de um plenário que gritava: "Brasil pra frente, Eduardo presidente". Ciro chegou depois e jogou um balde de água fria na festa, ao dizer, em entrevista, que o governador não tem a "estrada" que ele tem. Ao ser chamado para a Mesa, Ciro foi vaiado. No plenário, um grupo circulava com uma faixa com os dizeres: "Queremos a democracia do PSB de volta no Ceará. Fora ditadura dos Ferreira Gomes". O governador do Ceará, Cid Gomes estava na mesa."Eduardo é um grande quadro, decente, trabalhador, inteligente e, mais do que tudo, é um bom amigo. Tem todos os dotes para isso [ser candidato a presidente] só lhe falta a estrada que eu tenho", alfinetou Ciro.

Para pensar...

"Não vejo como um desafio, absolutamente. Em primeiro lugar, a presidente não está subordinada à Comissão de Ética. Ao contrário, a Comissão de Ética é criada por um decreto presidencial, os membros são nomeados pela presidente da República, e a Comissão de Ética assessora a Presidência."

Marília Muricy, conselheira da Comissão de Ética da Presidência da República e relatora do caso contra Carlos Lupi, negando que Dilma Rousseff tenha desafiado a comissão.

Nada disso

A Justiça mandou cortar o reajuste de 11,79% que os vereadores de Guaratuba tinham concedido a eles mesmos em 19 de outubro. Segundo o presidente da Câmara Municipal, o aumento seria apenas uma reposição da inflação de março de 2010 e março de 2011, algo considerado legal, segundo ele. O Ministério Público do Paraná não entendeu assim e entrou com a ação. O MP alega que o reajuste contraria a Constituição Federal, que determina que o aumento deva ser decidido pelo Legislativo do exercício anterior por meio de uma lei municipal.

Mais dinheiro

O PSD terá de encaminhar ao TSE a relação de candidatos a deputado federal em 2010 que se filiaram ao partido, os eleitos e os não eleitos. O PSD também terá de citar a lista das legendas das quais esses políticos saíram. Isso embasará o pedido para participação no Fundo Partidário. De acordo com a legislação, todos os partidos têm direito a dividir entre si 5% do fundo. Os 95% restantes são distribuídos levando em consideração os votos recebidos nas últimas eleições para deputado federal. No pedido encaminhado ao TSE, o PSD argumenta que sua bancada tem 52 deputados federais e que esse fato torna a legenda apta a participar.

Sindicância

O presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), pretende criar nesta segunda-feira uma comissão de sindicância formada por servidores da Casa para investigar a situação da contratação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, como funcionário da Câmara. Lupi é acusado de ter acumulado cargos públicos na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o que é proibido pela legislação brasileira. Segundo Maia, só a partir do que ficar comprovado pelas investigações é que medidas cabíveis poderão ser tomadas. "Não é possível ocupar duas funções públicas."

Decola?

O deputado Tadeu Veneri (PT) deve entrar com um mandado de segurança na Justiça nesta segunda-feira para evitar a realização da licitação para a compra de um avião pela Companhia de Energia (Copel). O modelo descrito no edital, diz o petista, é muito específico e acaba por afastar a possibilidade de mais empresas participarem da disputa. A estatal anunciou que está disposta a pagar R$ 15,9 milhões por uma aeronave com oito lugares.

Pinga-fogo

"O Lupi tinha razão. A atiradora é ruim de mira."

Senador Alvaro Dias (PSDB-PR), lembrando que o ministro

Carlos Lupi disse que só saía do governo "a bala".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]