• Carregando...

O deputado, costureiro e apresentador de TV Clodovil Hernandez (PTC-SP) reformou todo seu gabinete na Câmara e diz ter gasto R$ 200 mil na obra. Nesse custo, estão incluídos os mais variados objetos de decoração. Para restringir a entrada de estranhos e preservar o gabinete, Clodovil contratou um segurança, lotado na sua cota de servidores. Mas o parlamentar diz que se trata apenas de um porteiro.

Ele dividiu o gabinete em três ambientes. O texto de divulgação diz que o gabinete de Clodovil, "como tudo que ele faz, tem seu toque pessoal e está sempre acompanhado de um significado". O deputado faz questão de ressaltar que pagou do próprio bolso a reforma.

Clodovil disse nesta terça que, após sua chegada, Brasília nunca mais seria a mesma. O gabinete é dividido em três ambientes: sala de espera, assessoria e área pessoal. Há dois sofás em tecido branco, com faixas nas cores verde e amarela e as almofadas são bordadas com brasão da República, em "ponto cheio".

O deputado optou pelo branco como a cor predominante, para dar mais luminosidade, energia e pureza. O objetivo é fugir da "tonalidade sombria" dos demais gabinetes. Clodovil não gosta da pouca luz no interior dos ambientes de Brasília e diz que a iluminação noturna da capital federal é ruim.

A lista de objetos decorativos é imensa: na recepção, há um tapete tibetano marrom, um sofá da marca Artefacto, amarelo de dois lugares e, sobre ele, um retrato de Clodovil feito de papel reciclado, borra de café e barro. Há também uma cortina de "voil" star nacional branco, pouco encorpado, com trama trabalhada rústica, da Donatelli.

As mesas de trabalho dos assessores são de vidro grosso. Há aquarelas na parede, pintadas por ele mesmo, e que serão vendidas no futuro com o dinheiro revertido para o Instituto Isabel Hernandes, em homenagem à sua mãe, ainda a ser criado.

No lado de fora da porta, há uma máscara chinesa esculpida em um tronco de bambú. Clodovil diz que o significado é o de desejar boas-vindas. Numa das salas, há um tela em óleo, de autoria do artista Deja, na qual Clodovil aparece ao lado de seus cinco cachorros da raça pug.

Um dos detalhes que mais chama a atenção é uma cobra naja, de bronze, que é um pé de mesa. A cobra tem nome. Foi batizada de Marta. Clodovil nega que trata-se de uma "homenagem" a ex-prefeita de São Paulo e atual ministra do Turismo, Marta Suplicy, com quem não mantém relações amistosas.

No gabinete do deputado, mais novidades: duas luminárias de cristal Murano, uma caixa enorme de lápis de cor, um mala com tampo de pele de onça, uma baixela de prata para chá, orquídeas, um tapete "zigher" paquistanês, para dar um "toque de aconchego", segundo Clodovil.

- É um ambiente contemporâneo, de tonalidades alegres e representativas da brasilidade - afirmou o deputado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]