Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mensalão

CNMP abre processo para investigar promotora que queria grampear o Planalto

Márcia Milhomens Corrêa é responsável pelos pedidos de quebra de sigilo telefônico para apurar a suspeita de José Dirceu teria usado telefone de dentro do presídio da Papuda

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abriu processo para investigar a promotora do Distrito Federal Márcia Milhomens Corrêa. Ele é responsável pelos pedidos de quebra de sigilo telefônico para apurar a suspeita de que o ex-ministro José Dirceu teria usado telefone de dentro do presídio da Papuda, em Brasília. A abertura do processo decorre do pedido de investigação protocolado pela Advocacia - Geral da União (AGU).

O pedido de quebra de sigilo de autoria da promotora, conforme integrantes do governo, atingiria inclusive números do Palácio do Planalto. A suspeita de uso de celular foi investigada pela administração do presídio. A conclusão foi de que a suspeita era infundada. Apesar disso, uma investigação foi aberta em âmbito judicial. Enquanto não for concluída essa apuração, Dirceu não recebe autorização para trabalhar fora do presídio.

O pedido de quebra de sigilo de telefones celulares feito pela promotora pública Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa à Justiça atingiu, além do Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, segundo reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta quinta-feira (17). Segundo a notícia, as antenas localizadas no alvo do Ministério Público cobrem toda a área da Praça dos Três Poderes.

Em reação à solicitação do MP, a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma reclamação disciplinar contra a promotora na Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que avalia condutas de seus integrantes - o que gerou a abertura de investigação contra Corrêa.

O pedido para monitoramento das ligações foi feito em 27 de fevereiro após denúncias de que o ex-ministro José Dirceu, que ocupou a Casa Civil de 2003 a 2005 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria feito ligações de dentro da cadeia. Dirceu está preso no Presídio da Papuda, cumprindo pena por corrupção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.