• Carregando...

Hoje é dia de posses. Tudo começa na Assembleia Legislativa, às 14h30, quando os 54 deputados eleitos em outubro último assumirão suas respectivas cadeiras em sessão ainda presidida pelo atual presidente, Nelson Justus. Mas, em seguida, será eleita a nova Mesa, a ser presidida pelo deputado Valdir Rossoni. Será dele o discurso mais aguardado para a ocasião.

Um pouco mais tarde, às 17 horas, será a vez da transmissão no Tribunal de Justiça: o desembargador Celso Rotoli de Macedo passa o cargo de presidente a Miguel Kfouri Neto. Será empossados também o 1.º vice-presidente, Onésimo Mendonça de Anunciação; o 2.º vice, Ivan Campos Bortoleto; o corregedor-geral, Noeval de Quadros, e o corregedor, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dá posse também ao novo presidente, Irajá Prestes Mattar, que substitui a desembargadora Regina Portes.

A abertura oficial do ano legislativo, porém, vai se dar amanhã, quando o governador Beto Richa irá à Assembleia para proferir o discurso de praxe – que costuma ser um relatório sobre a situação em que encontrou o estado há um mês e sobre seus projetos políticos e administrativos para corrigir os problemas e sobre como o Legislativo poderá contribuir para isso.

Se depender desse apoio, Richa não enfrentará problemas: dos 54 parlamentares da Casa, deverá sempre contar com no mínimo 34 deles – bancada governista maior do que aquela que apoiava o antecessor Requião.

Olho vivo

Legal 1

O Conselho Nacional do Ministério Público reconheceu como legais as nomeações para o secretariado de Beto Richa de dois procuradores do Ministério Público Estadual. As nomeações de Maria Tereza Uille para a Secretaria de Justiça e de Cid Vasques para a Corregedoria-Geral do Estado foram questionadas pelo procurador aposentado Ubirajara Índio do Brasil, que se baseou no mesmo princípio aplicado ao caso do ex-secretário da Segurança de Requião, Luiz Fernando Delazari, segundo o qual membros do MP não podem assumir postos no Executivo.

Legal 2

Delazari preferiu deixar a carreira vitalícia de promotor para permanecer no provisório cargo de secretário. A diferença, porém, foi reconhecida pelo Conselho Nacional: os promotores nomeados antes da promulgação da Constituição de 88 não estão sujeitos a esta limitação – caso de Cid Vasquez e Maria Tereza, que ingressaram na carreira em 1986 e 1987, respectivamente. Delazari virou promotor bem depois da Constituição de 88.

Atração fatal

O ex-governador e agora senador Roberto Requião sentiu o golpe: já não manda mais no PMDB, pois restaram poucos que ainda lhe prestam vassalagem dentro do partido. Os demais preferiram aliar-se ao governador Beto Richa – inclusive ocupando postos na administração estadual. Às claras, Requião condena a adesão dos antigos correligionários ao adversário político; nos bastidores, ocupa-se em atr air para o partido alguns nomes que, acredita, possam lhe garantir sobrevida na liderança. Um dos nomes cogitados (a quem, até, já teria dirigido convite) é o de Osmar Dias, que estaria magoado com seu próprio partido, o PDT.

Futuro

O (até ontem) deputado federal Gustavo Fruet fez de carro o trajeto de 1,2 mil quilômetros de Brasília a Curitiba neste último fim de semana. Veio com o porta-malas lotado de objetos pessoais que guardou nos 12 anos em que cumpriu mandatos na Câmara. Ontem, a convite do governador, almoçou no Palácio. Não se sabe o que Beto Richa queria falar com Gustavo; sabe-se o que Gustavo queria falar com Beto: disse-lhe que vai continuar trabalhando para viabilizar sua candidatura a prefeito de Curitiba. Além da política, reorganizará também seu escritório particular de advocacia.

Passo final?

Uma comissão de técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Contas da União desembarca em Curitiba no próximo dia 7, com uma espinhosa missão: vai inspecionar todos os documentos e a própria obra do edifício-anexo do Tribunal de Justiça, sobre as quais pesam suspeitas de superfaturamento. Era o passo que faltava após o exame de representação encaminhada ao CNJ, no ano passado, por dois desembargadores do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]