• Carregando...

A partir das 17 horas de hoje começam a sair os resultados da mais precisa pesquisa eleitoral. Ela é feita pelo instituto Datapovo, que "ouve" e registra não a intenção do eleitor, mas a sua decisão final. Em poucas horas se ficará sabendo quantos por cento fizeram este, aquele e aqueloutros candidatos à Presidência da República e ao governo estadual, assim como se ficará sabendo como será a composição do Senado, da Câmara Federal e das Assembleias Legislativas. A margem de erro por ser considerada zero e o nível de confiança – salvo exceções pontuais – será de 100%.

Os números que sairão das urnas não servirão apenas para matar a curiosidade de quem gosta de fazer comparações entre o resultado final e as prévias divulgadas até a véspera ou mesmo as de boca de urna. Será divertido ver qual instituto acertou, qual errou mais etc. – mas isso não passa mesmo de pura e inútil diversão, pois nas próximas eleições os mesmos institutos serão outra vez chamados a ligar seus termômetros para medir a temperatura das campanhas.

Com o Datapovo a coisa é diferente. É ele quem vai concretamente dizer qual é a real vontade do povo, dando nome e sobrenome aos que vão ocupar as mais altas posições da política estadual e nacional. A partir daí a questão é outra: a margem de erro só se evidenciará após a posse dos eleitos e se o nível de confiança que os eleitores depositaram neles atingirá uma marca, digamos, pelo menos ra­zoável.

Estes são os grandes enigmas que emergirão das urnas deste 5 de outubro de 2014 – os erros e a confiança depositada serão de responsabilidade do povo e não mais dos institutos que consultam amostras reduzidas e alargam (para mais ou para menos) os índices que aferem para correrem menor risco de desmoralização de seus métodos.

Requer-se que o voto seja consciente – isto é, que o eleitor conheça bem o candidato, se ele é honesto, trabalhador, competente, comprometido com as causas de interesse público. É assim que se vota com responsabilidade. Já não se trata de responder ao questionário dos institutos de pesquisa, mas de exercer com consciência a própria cidadania.

Infelizmente, porém, há fatores poderosos que relativizam a responsabilidade do eleitor – fatores que o levam a votar (embora com sinceridade) no candidato ruim achando que ele é bom. Ou dando votos demais para um candidato cuja virtude seja apenas a notoriedade, mas que, pelo excesso pessoal de votos, acaba propiciando a eleição de um punhado de outros, geralmente arrebanhados ao acaso e que não expressam a vontade popular.

Exemplo clássico desta situação deu-se em São Paulo em 2010: o palhaço Tiririca teve 1,3 milhão de votos, o que propiciou à sua nanica legenda levar para a Câmara Federal três outros candidatos anônimos e anódinos. Ou seja, a presença deles no parlamento não representa necessariamente a vontade popular, ao passo que postulantes legítimos, preparados e muito mais votados ficaram de fora.

O verdadeiro "querer" do eleitor acaba distorcido em razão do sistema proporcional vigente na lei eleitoral. É ele o berço das mais esdrúxulas coligações partidárias, constituídas no embalo do oportunismo e às vésperas das campanhas. São as alianças de ocasião que fazem com que partidinhos e candidatos inexpressivos sejam beneficiados pelo tal "quociente eleitoral" – índice porcentual que distribui as vagas de acordo com a proporção de votos obtidos pelas coligações às quais pertencem. Talvez hoje mesmo, em razão da rapidez da apuração eletrônica, já constatemos casos tão teratológicos quanto o de Tiririca, para voltar ao mesmo exemplo.

Para defeitos como esses parece haver um só remédio: a reforma política. E um dos pontos que se exige de uma nova ordem é, sem dúvida, a criação do voto distrital. Por ele sempre vencerão os que alcançarem a maioria dos votos em ­suas respectivas jurisdições distritais, por estarem mais próximos e mais comprometidos com o próprio reduto. Sem "proporcionalidades" e "quocientes".

Uma reforma política que também sepulte o instituto da reeleição para governador e presidente é imprescindível para acabar com a desigualdade entre os concorrentes, que só beneficia quem já ocupa o cargo que disputa. O que, por sua vez, é fonte de um problema adicional: a reeleição faz com que o vencedor de um pleito já governe pensando no próximo, com todas as maléficas consequências do aparelhamento das estruturas oficiais com amigos e a companheirada das piores alianças.

A eleição de hoje, infelizmente, ainda estará contaminada por essas fragilidades do sistema brasileiro. Mas resta uma esperança: que os eleitos deste domingo trabalhem pelos próximos quatro anos de modo a que, no próximo pleito, o Datapovo se realize sem margem de erro.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]