• Carregando...

Dia agitado o de ontem:

• A Assembleia Legislativa instalou a CPI dos Condomínios para investigar supostas irregularidades cometidas por síndicos e administradoras;

• O deputado Luiz Cláudio Romanelli anunciou que proporá, na sessão de hoje, a criação da CPI dos Empréstimos, que pretende esclarecer se há mesmo discriminação política na negativa da União de liberar financiamentos para o estado ou se é o estado que não cumpre as exigências legais;

• O Tribunal de Justiça manteve afastado do Tribunal de Contas o ex-deputado Fabio Camargo, que promete recorrer ao STJ, onde já corre um processo que investiga provável tráfico de influência que levou à escolha de Camargo para ocupar cadeira de conselheiro do TC;

• O governador Beto Richa confirmou que oito secretários estaduais e cinco diretores de estatais deixam seus cargos até o próximo dia 4 para poderem disputar as eleições de outubro;

Se você juntar todos estes acontecimentos e pensar que hoje é 1.º de abril verá que toda esta agitação em quase nada vai mudar na sua vida tão logo.

Olho vivo

• Violência 1

Fazia apenas uma semana que a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, estivera em Curitiba para entregar três ônibus equipados para atender mulheres vítimas de violência – um para a prefeitura e dois para o governo do estado – quando aconteceu o inesperado: ladrões fizeram a "limpa" nos veículos do governo levando computadores, impressoras e outros objetos instalados a bordo.

• Violência 2

Sem condições de colocá-los em serviço porque a "pendura" financeira não lhe permite contratar motoristas e os agentes sociais (obrigações previstas no convênio), o governo logo escondeu os veículos num dos pátios do complexo administrativo do Santa Cândida. Na quinta-feira, 27, aproveitando-se da fragilidade da vigilância, os ladrões fizeram o serviço.

• Duas gerações 1

O ex-governador Jayme Canet, 89 anos, encontrou-se ontem com o governador Beto Richa, 49, durante o sepultamento do corpo do professor Belmiro Valverde. Ali estavam representadas duas gerações de administradores públicos – a primeira delas marcada, entre 1975 e 1979, pelo mais audacioso programa de investimentos já visto no estado. Só em pavimentação de estradas, foram 4 mil quilômetros, com quase nada de empréstimos.

• Duas gerações 2

A ligar Canet e Beto a figura de Belmiro. O primeiro por ter se respaldado na competência de Belmiro como seu secretário de Planejamento; o segundo por ter lembrado, em nota, que Belmiro ocupara a mesma posição na gestão de José Richa (1983-86). Na nota não há referência ao fato de que, na segunda ocasião, Belmiro foi logo exonerado por ter denunciado um foco de corrupção que vicejava no interior do governo em 1984.

• A carta

Durante dez anos, o professor Belmiro Valverde participou do programa semanal Cobras & Lagartos, da TV UFPR, comandado pelo jornalista Ney Hamilton. Daí nasceram entre eles amizade e admiração recíprocas – o que levou Ney a escrever o primoroso texto da carta que segue:

"Os nossos livros de história contam que o Everest foi conquistado em 1953 pelo explorador neozelandês Edmund Hillary. Mais recentemente passaram a atribuir a façanha também a Tenzing Norlay, o guia sherpa que conduziu Hillary ao topo. Confesso que recentemente, quando assisti a um documentário sobre o tema, fiquei impressionado com os sherpas. Mais ainda porque passei a identificar neles as características de um grande amigo meu. A palavra sherpa para os tibetanos significa "aquele que conhece o caminho". E para um sherpa o caminho é sempre para o alto. A doutrina religiosa sherpa (derivada do budismo tibetano) está intimamente ligada às montanhas. Porque chegar ao alto significa se aproximar da iluminação divina.

"Meu caro Belmiro, você sempre soube o caminho. Como marido, pai, avô, professor e amigo, ensinou os atalhos para o alto a todos os que passaram pela sua vida. Como um bom sherpa sempre carregou pesadas responsabilidades sobre os ombros. E soube equilibrá-las com sabedoria porque um sherpa é, antes de tudo, um sábio. As suas conquistas pessoais não o deixaram menos humilde. Ao contrário. Os incontáveis caminhos que você percorreu mostraram que cada palmo conquistado deve ser celebrado porque tiveram a cumplicidade de um ser superior, um Deus.

"Tenho certeza, meu querido sherpa, que a paisagem vista aí do alto é fantástica!"

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]