• Carregando...
 |
| Foto:

Reina a maior confusão no reino das Araucárias, o que se nota pelo sumiço de decretos de nomeação assinados pelo governador Roberto Requião para burlar a súmula antinepotismo do STF e para garantir a permanência do irmão Eduardo no governo.

No dia 26, ele assinou o decreto 3.308 nomeando Dudu secretário especial de Assuntos Portuários. O decreto sumiu. Outro apareceu no lugar, com o mesmo número, dispondo sobre assunto bem diferente. Assim, a promoção do superintendente da Appa para o nível de secretário deixou de valer – certamente porque almas caridosas devem ter informado o governador de que estava cometendo uma ilegalidade.

Pois bem: surgiu, então, a idéia de nomear Dudu secretário dos Transportes, conforme a coluna antecipou ontem. Para isso, o atual secretário, Rogério Tizzot, teria de ser demitido da função e deslocado para outra. Isso chegou a acontecer. A Casa Civil divulgou o decreto 3.347 pelo qual Requião nomeava Tizzot secretário especial para Assuntos Rodoviários. Pois não é que o novo decreto também sumiu do mapa? Onde estará?

• • •

O deputado Élio Rusch, que está líder da oposição na Assembléia, fez alusão ontem, na tribuna, ao sumiço do primeiro decreto. Queria saber que destino, afinal, será dado a Eduardo Requião. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli, não soube explicar a dança dos decretos, mas defendeu Dudu. Quando elogiava suas qualidades de administrador portuário e de honestidade, os deputados, não se sabe por quais motivos, caíram em sonora e constrangedora gargalhada. Até Romanelli riu do que dizia.

* * * * * *

Notícias do TC

O presidente do Tribunal de Contas, Nestor Baptista, disse ontem que apenas cumpriu uma antiga praxe e, atendendo pedido do colega conselheiro Heinz Herwig, nomeou Rosane Pereira para o gabinete deste. Rosane é mulher do desembargador Xisto Pereira, que cinco dias antes da nomeação dela, havia concedido a liminar que garantiu a posse de Maurício Requião no mesmo Tribunal de Contas.

O conselheiro Herwig, antes de viajar em férias para a Europa, mandou avisar que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Confessa que é amigo do desembargador, que joga bola com ele no campo de pelada do deputado Alexandre Curi e que precisava de uma advogada para o seu gabinete. Então, nomeou-a. Esqueceu de consultar a OAB: dona Rosane foi reprovada no último exame de Ordem. Portanto, não é advogada; é bacharel.

* * * * * *

Olho Vivo

Idéia...

A Copel está fazendo maciça distribuição de lâmpadas de 15 watts à população de baixa renda de Foz do Iguaçu. Na embalagem, muito bonitinha, as características do brinde estão inscritas com a combinação de três cores: branca, azul e laranja. A família de letras é a "kozuka gottick". Já a propaganda do candidato local a prefeito do PMDB, Samis da Silva, número 15, também usa as mesmas cores e as mesmas letras, como se vê nas fotos ao lado.

... luminosa

Muita gente enxergou nessa coincidência uma idéia luminosa sabe-se lá de quem – ou da Copel ou dos marqueteiros do candidato. Por via das dúvidas, imaginando tratar-se de uso da máquina para fins eleitorais, o que é crime, os adversários de Samis decidiram apelar ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.

Da série família 1

Heron Arzua é secretário da Fazenda. Marilyce Baptista é funcionária do seu gabinete. Andrea Baptista trabalha na Casa Civil. Ernesto Baptista é diretor da Agência de Fomento. O primeiro é marido da segunda, que por sua vez é mãe da terceira e filha do quarto. Logo, o quarto é sogro do primeiro, pai da segunda e avô da terceira, que conseqüentemente é filha da segunda e enteada do primeiro.

Da série família 2

Benedito Pires Trindade é secretário de Imprensa. Fabiana Pires Trindade era funcionária da secretaria de Imprensa. Airton Pisseti é diretor do BRDE. Fabiana é sobrinha de Benedito. Como nepotismo agora é proibido, Benedito falou com Pisseti e Pisseti demitiu do BRDE a competente e experiente jornalista Dinah Ribas Pinheiro e nomeou a sobrinha do colega para assessora de imprensa do BRDE. E assim caminha a humanidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]