• Carregando...

Olho vivo

Aquário 1

O governador Beto Richa inaugura nesta segunda-feira o aquário gigante construído em Paranaguá pela empresa Catallini, que opera terminais de combustíveis no porto. O aquário foi dado como pronto há mais de dois anos, mas aí descobriram que o investimento de R$ 5 milhões, numa construção de 2 mil metros quadrados para expor à visitação 500 diferentes espécies de peixes, poderia ir por água abaixo.

Aquário 2

É que, segundo oceanógrafos e biólogos que examinaram as instalações, seria impossível dar condições de sobrevivência aos animais marinhos nos diversos compartimentos do aquário gigante. É que eles seriam alimentados por água salobra, retirada da foz do Rio Itiberê e imprópria para recriar o indispensável ambiente natural. A água boa teria de ser bombeada de alto mar, a pelo menos 30 quilômetros de distância, a um custo que seria insuportável.

Aquário 3

Nestes dois anos em que a única coisa visível do lado de fora eram os tapumes que escondiam o aquário, presume-se que deva ter sido encontrada uma solução viável para o problema. Daí a decisão de inaugurar a obra – que passa a ser administrada por uma empresa privada contratada via licitação.

Fica

Especulação que circulava na última sexta-feira nos meios políticos: a ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil, só deixará o posto em abril e não mais na próxima segunda-feira, como estava previsto. Candidata do PT ao governo do Paraná, teria sido convencida pela presidente Dilma Rousseff a permanecer no cargo até o prazo final permitido pela Justiça Eleitoral – isto é, seis meses antes do dia da eleição.

Até aonde vai a alegada força política do ­ex-governador Orlando Pessuti a ponto de dar-lhe a condição de ser peça decisiva na definição dos destinos do PMDB em relação ao pleito para o governo estadual neste ano?

Na última terça-feira esta coluna, com base em várias fontes, traçou um cenário segundo o qual o PMDB estava dividido em três partes – uma delas "presidida" pelo governador Beto Richa (PSDB) e pela bancada de deputados estaduais, que majoritariamente defende que a legenda deve formar aliança e batalhar pela reeleição do tucano. As outras duas seriam lideradas pelo senador Roberto Requião e pelo ex-governador Orlando Pessuti, que defendem candidaturas próprias. Nenhuma delas teria maioria suficiente para, na convenção, fazer valer suas respectivas vontades.

A coluna despertou controvérsias. O deputado (licenciado) Luiz Cláudio Romanelli, secretário estadual do Trabalho e Emprego e um dos líderes da ala que defende a aliança com Richa, desmente a existência de três correntes. Segundo ele, "no PMDB só existem duas possibilidades. A primeira é a candidatura própria e ela tem nome: Requião. A segunda, pela qual trabalho, é a coligação com Beto Richa, tendo como condicionante inafastável a integração à chapa majoritária com o cargo de vice-governador sendo disputado por um peemedebista".

Romanelli vai além nas conjecturas que apresenta como certezas: "Em relação ao PT, apoiaremos a reeleição da presidenta Dilma e do vice-presidente Michel Temer. Mas, no Paraná, nos últimos anos houve um desalinhamento na relação com o PT estadual, no passado nosso aliado preferencial" – o que significa ser impossível uma aproximação com a candidata petista Gleisi Hoffmann.

Em relação a Pessuti, Romanelli afirma que ele perdeu internamente "qualquer chance" de influir nas decisões do PMDB porque "por conveniência pessoal e política abdicou da candidatura em 2010".

Pela ala requianista, falou o sobrinho do senador, o deputado João Arruda, que também desdenha a força de Pessuti, e não prevê como forte a possibilidade de o PMDB compor uma aliança com o PSDB de Beto Richa. Por uma simples razão: a cúpula nacional do partido simplesmente não admite essa hipótese e defende candidatura própria. O importante, pensam os caciques nacionais, é não criar dificuldades no Paraná para dar melhor desempenho à campanha de reeleição de Dilma Rousseff.

Segundo João Arruda, é visível (embora cuidadoso) o esforço do vice-presidente Michel Temer para demover os deputados estaduais do PMDB da ideia de apoiar Beto Richa. Eles estão preocupados com a sua própria sobrevivência. Mas, se na convenção de junho vencer a tese de candidatura própria, esta será a de Requião e não a de Pessuti. Por um motivo claro: Requião tem mais condições de "puxar" votos para eleger uma boa bancada de deputados estaduais – e isso é tudo com que mais sonham os atuais parlamentares da bancada.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]