Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

Rossoni candidato a prefeito?

A política é mesmo muito dinâmica. Todo dia uma surpresa. A última partiu do deputado Valdir Rossoni que, entre sorrisos maliciosos, deixou transparecer que guarda no peito um recôndito desejo: o de se candidatar a prefeito de Curitiba, pelo PSDB. A primeira providência ele já tomou ao transferir o título de eleitor de Bituruna – município agora governado pelo filho Rodrigo Rossoni – para a capital.

Com raros intervalos, em quase meio século, Curitiba sempre teve prefeitos engenheiros ou arquitetos, como Lerner, Greca, Taniguchi e Richa. A sequência foi quebrada por Luciano Ducci, o atual alcaide, médico pediatra. "Tá na hora da cidade ter um prefeito matemático", brinca Rossoni, diplomado na matéria pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Em nenhum momento, porém, afirma que a mudança de domicílio eleitoral se deva a esse suposto projeto político. Como mora em Curitiba, Rossoni justifica, não quer ter a obrigação de viajar a Bituruna apenas para votar: preferirá ficar na capital pela simples razão de, com isso, poder levar o neto de cinco anos a se familiarizar com a urna eletrônica.

Pelo sim, pelo não, porém... não custa lembrar que não faz muito tempo o deputado Valdir Rossoni, vice-presidente estadual do PSDB, era uma das poucas vozes que se dirigiam ao governador Beto Richa para demovê-lo da ideia de levar o partido a apoiar a reeleição de Luciano Ducci, do PSB, em detrimento de candidatura própria própria da legenda, no caso, a do ex-deputado Gustavo Fruet.

Seus esforços não foram suficientes para evitar que Fruet – cansado da indefinição de Richa em seu favor – deixasse o ninho tucano. Rossoni estaria pensando, então, em ocupar o vácuo que Gustavo Fruet deixou no partido? É uma hipótese que não deve ser de pronto descartada. A dúvida que fica é se Beto Richa teria sido consultado por Rossoni.

É tudo hipótese, mas se o presidente da Assembleia – hoje personalidade notória e de prestígio na política paranaense – de fato levar avante o suposto plano, certamente causaria grande estrago à candidatura de Luciano Ducci, dependente do apoio (e dos cinco minutos de televisão) que o PSDB lhe garantiria. Por en­­­quanto, porém, é preferível olhar com boa dose de desconfiança as insinuações de Ros­­soni, traídas por certo enigmático olhar maroto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.