• Carregando...

Nos corredores

Requião 2014

Sobrinho do senador Roberto Requião, o deputado federal João Arruda diz que o tio já tomou a decisão de ser candidato a governador em 2014. A parte mais difícil, no entanto, será viabilizar a candidatura dentro do PMDB. Tudo passa pela eleição do novo diretório estadual do partido, marcada para o dia 15 de dezembro.

Monitoramento

Dos cerca de mil delegados com direito a voto na disputa interna, Arruda diz que 400 já foram "mapeados". A maioria teria a tendência de votar na chapa de Requião. O problema seria uma união entre as outras duas possíveis chapas, encabeçadas pelo ex-governador Orlando Pessuti (pró-PT) e pelo deputado estadual Luiz Romanelli (pró-PSDB).

Cenário

A entrada de Requião na briga pelo Palácio Iguaçu amenizaria a provável polarização entre o PSDB de Beto Richa e o PT de Gleisi Hoffmann. "O segundo turno seria praticamente inevitável", prevê Arruda. Ao longo dos últimos 22 anos, Requião só não participou da disputa para governador em 1994 e 2010, quando não podia tentar a reeleição.

O penoso julgamento do mensalão catapultou Joaquim Barbosa ao estrelato da vida pública. O ministro negro de origem humilde foi facilmente transformado em mártir – e até em candidato a presidente da República em 2014. Os holofotes sobre ele relegaram ao papel mais discreto a um dos personagens mais interessantes da democracia brasileira, Carlos Ayres Britto.

Ontem, Ayres Britto completou 70 anos e foi compulsoriamente aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF). Vai deixar saudades. Não apenas pelos aspectos técnicos, mas porque foi o único a conseguir moderar o ânimo dos colegas ao longo dos tensos meses de análise do mensalão.

Quando o clima entre Barbosa e Ricardo Lewandowski esquentou, foi ele, como presidente da corte, quem contemporizou. Nos intermináveis impasses metodológicos, costurou as saídas. E quando precisou agir pela própria conta e risco para desempatar o julgamento, ignorou a possibilidade de usar o voto de minerva e ficou ao lado dos réus.

Ayres Britto não foi só peça-chave do mensalão. Passaram pelas mãos dele quatro das decisões mais importantes da história do STF. O ministro foi relator da ação que liberou as pesquisas com células-tronco embrionárias, da que revogou todos os artigos da Lei de Imprensa, da que legalizou as uniões estáveis entre homossexuais e da que definiu a demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também conduziu uma decisão marcante para a política paranaense, em 2008. Graças ao entendimento de Ayres Britto, o vencedor dos dois turnos daquele ano na eleição municipal de Londrina, Antonio Belinati (PP), teve o registro de candidatura cassado. O ministro também orientou a realização de um inédito terceiro turno na cidade, em 2009, que acabou vencido por Barbosa Neto (PDT).

Foi nesta época que tive a oportunidade de entrevistá-lo pelas primeiras vezes. Dá para imaginar a dificuldade de falar com um ministro do STF e presidente TSE... Mas Ayres Britto sempre foi um sujeito sem frescura e, ao mesmo tempo, educado ao extremo.

Às vésperas do tal terceiro turno em Londrina, ele topou falar em um intervalo de sessão no Supremo sobre a necessidade de comparecimento dos eleitores – na época, havia um forte sentimento de revolta devido à demora na ação da Justiça. "Não se pode jogar pela janela a oportunidade de interferir no curso da vida democrática, de constituir as autoridades que vão representar o povo", disse Ayres Britto, com seu jeitão de poeta.

Ao final da entrevista, agradeci e ele me interrompeu: "eu é que agradeço por poder colaborar de alguma forma". Depois, nas inúmeras coletivas que acompanhei sobre o mensalão, era sempre o mesmo tom. Ele até engrossou uma ou outra vez com algum advogado, mas sem perder a ternura jamais.

Não que as pessoas que ocupam cargos públicos precisem ser gentis o tempo inteiro, mas seria ótimo se todos se importassem em estimular a civilidade. Vale para juízes e, principalmente, para os políticos com mandato eletivo. Uma democracia de alto nível depende diretamente do nível dos seus principais representantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]