• Carregando...

O candidato Salazar Barreiros (PP), que concorre à prefeitura de Cascavel, apresentou uma denúncia séria – e já comprovada – que fez o clima da campanha esquentar na cidade. Ele declarou que leis aprovadas na Câmara Municipal, em 2001, foram publicadas com distorções pela prefeitura. Na época o prefeito era Edgar Bueno (PDT) – hoje adversário na disputa eleitoral – e o procurador jurídico do município era o atual vereador e candidato a prefeito pelo PT, Aderbal de Mello.

Investigação

A Câmara procedeu um levantamento e comprovou que algumas leis foram publicadas com textos diferentes dos aprovados. O caso foi levado ao Ministério Público. Uma das leis em questão estendia a isenção do IPTU a instituições religiosas, padres e pastores.

Ainda não

A Polícia Federal de Maringá apreendeu aproximadamente 20 mil exemplares do jornal de campanha do candidato à reeleição, prefeito Silvio Barros (PP). O juiz eleitoral Cláudio Camargo determinou que não pode ser distribuído material de divulgação com obras que ainda não foram concluídas ou inauguradas oficialmente. A coordenadoria jurídica do candidato vai recorrer.

Meia-boca

A campanha eleitoral está tão morna em Maringá que apenas quatro dos oito candidatos compareceram ao debate promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá na quarta-feira.

Fora da disputa

Djalma Bozze dos Santos (PP), candidato a prefeito de Brasilândia do Sul, na Região Noroeste do Paraná, teve a candidatura indeferida pelo TRE por causa das contas rejeitadas quando ele foi prefeito do município entre 1997 e 2004. Ele resolveu não recorrer da decisão e chapa já pediu a substituição do nome. José Aparecido Mandotti, também do PP, era candidato a vice e agora é o candidato a prefeito.

Esse também

Em Castro, o ex-prefeito Claudioni Braga (DEM), que estava na disputa para voltar ao cargo, também desistiu da candidatura. Maria Helena Albuquerque (DEM), que é ex-vereadora, assumiu a cabeça de chapa. Braga não teria suportado as diversas críticas dos opositores. A reviravolta no quadro eleitoral mostra um cenário inédito na cidade e pouco visto no Brasil – uma chapa só de mulheres. Aline Sleudejs (DEM) continua como vice. E as duas garantem que tem o apoio dos produtores rurais – já que pertencem à categoria.

* * * * * *

Esta coluna é publicada nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]