• Carregando...

Uma densa cortina de fumaça foi lançada no Centro Cívico para confundir o distinto público e fazer parecer que todos os gatos são pardos.

Resta saber se o eleitor vai nessa ou se saberá distinguir os personagens desta trama que não ata nem desata porque cada qual quer mesmo é salvar a pele ou construir o seu projeto pessoal de poder.

Vamos as últimas variações sobre o mesmo tema. Não faltassem alternativas aos tucanos, surgiu agora a quarta hipótese, urdida e elaborada em arraiais do senador Alvaro Dias.

Propõe que o PSDB não tenha candidato a governador. Isto é, cada tucano escolherá seu caminho. Uns com Requião, outros com Rubens Bueno, outros, até, sem ninguém para governador. E assim não há briga no poleiro.

Agora, os tucanos devem escolher entre a candidatura própria, o apoio a Requião, o apoio a Rubens Bueno e a ausência de candidato e aliança. É demais para o coração da torcida.

Quanto à candidatura de Osmar Dias ao governo, hoje teremos novidades. O senador deverá falar, promete a entourage. Mas também há controvérsias sobre a fala do cacique local do PDT. Uns dizem que ele será candidato ao governo, animado pela hipótese de um segundo turno contra Requião.

Mas a turma que sabe dos segredos do PDT garante que hoje Osmar Dias dirá aquilo que todo mundo já espera que diga. Ou seja, anunciará que não é candidato. O que justificaria a conversa do deputado Augustinho Zucchi, ontem, no início da noite, com o governador Requião.

Na planície, as oposições aguardavam os últimos entendimentos. Rubens Bueno também torce pelo maior número de candidatos para frustrar a reeleição do governador na primeira rodada.

Nessa linha, até o petista Flávio Arns é saudado pela rapaziada de bombordo como boa contribuição ao bloco dos que torcem pelo segundo turno.

No PMDB, as primeiras preocupações com a constatação de que há adesões em demasia e que isso pode prejudicar a eleição de alguns candidatos a deputado do partido. Mas esse é um problema secundário para Requião e sua armata.

Pergunta fatal – Um tucano experiente diz que as negociações com o PMDB dependem agora da resposta que o governador Requião dará a uma pergunta considerada fundamental por Tasso Jereissati: – O senhor se sente confortável em ter Geraldo Alckmin em toda a sua propaganda e em todos os atos de sua campanha.

Torcida do Hermas – "Se o Hermas Brandão for o vice-governador, vou trabalhar de mangas arregaçadas para a reeleição de Requião", afirma Ney Leprevost, que acredita que a aliança entre PSDB, PMDB e PP no Paraná poderá garantir a vitória de Geraldo Alckmin no estado.

Defenestrado do PMDB – João Arruda, presidente da JPMDB, pediu formalmente a executiva do PMDB a exclusão do nome de José Borba da lista dos pré-candidatos à Câmara dos Deputados pelo partido.

Ippuc no Canadá – O presidente do Ippuc, Luís Henrique Cavalcanti Fragomeni, está em Vancouver, no Canadá, onde participa da Plus Networking, Rede Eletrônica de Cidades Sustentáveis da qual o Ippuc faz parte, com o tema Parceiros para a Sustentabilidade Urbana a Longo Prazo.

Sem jetom – Uma comissão de deputados analisará o projeto de emenda constitucional que reduz o recesso parlamentar de 90 para 55 dias, da mesma forma que vigora na Câmara dos Deputados. Na esteira, o deputado Tadeu Veneri, do PT, defende o fim do pagamento das sessões quando houver convocação extraordinária durante o recesso legislativo. Mais empregos – O Paraná gerou 13.468 novos empregos em maio. Segundo o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, os setores que apresentaram crescimento foram o da alimentação, construção civil, comércio varejista, agricultura e silvicultura.

Clima de campanha – O vereador André Passos, do PT, na defesa do governo do presidente Lula, deu soco na bancada da tribuna e elevou a voz. Ficou estomagado quando o vereador Stephanes Jr., do PMDB, disse que o PT passou 20 anos atrapalhando o crescimento do Brasil e quando chegou ao poder fez o pior governo da história.

Estacionamento grátis – O projeto que exige gratuidade nos estacionamentos de shoppings começou com o deputado Antônio Anibelli, do PMDB, e ganhou a adesão de Augustinho Zucchi, do PDT. Os dois estão convencidos de que a iniciativa é em defesa da economia popular e vai vingar.

Farpa – "Nada do que Osmar Dias disser agora será surpresa, pois ele já anunciou todas as alternativas nos últimos meses", diz Durval Amaral, do PFL.

Não ofende – Requião se sente confortável ao lado do candidato Geraldo Alckmin?

As boas – O Paraná ocupa a primeira posição no ranking da produção de papel e celulose da Região Sul e é o segundo maior produtor de papel do país. As más – As exportações paranaenses totalizaram US$ 699 milhões em maio. O resultado representa um recuo de 22,51% em relação a 2005, quando o estado exportou US$ 902 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]