• Carregando...

Os tucanos fizeram a sua convenção sem incidentes. Sem brigas. Ora, pois, já não havia nada para dividir o partido que estava rachado há anos.

A divisão no poleiro tucano vem de longa data. Tanto que na última eleição Hermas Brandão apoiou Requião contra Alvaro Dias, no segundo turno. Não só ele. Revoada enorme de seus liderados fez o mesmo.

O resultado se refletiu na convenção que elegeu Valdir Rossoni presidente do PSDB. O outro candidato era Alvaro Dias. Rossoni foi ungido por Brandão, embora hoje se perfile ao lado do senador. Assim é a vida no poleiro.

Diria um político das antigas que as pendengas internas do tucanato poderiam ter sido superadas. Afinal, na política nativa é comum ver inimigos mortais trocando afagos e jurando amor eterno em torno do tacho do poder.

Mas as divergências entre a rapaziada de Alvaro Dias e a de Hermas Brandão são mais fundas do que imaginam os filósofos da província. Tocam o orgulho ferido de cada qual em processos daqueles que o historiador oficial considera melhor esquecer para que o seu relato não tome a forma de uma sucessão de episódios sórdidos.

A esperança da turma do deixa-disso era ter candidatura própria que pudesse unir todos os tucanos da praça. Nas pesquisas, Alvaro era o mais promissor. Mas faltou-lhe exatamente o apoio da turma majoritária dentro do PSDB liderada por Hermas Brandão.

Deu-se que sete de cada dez tucanos preferiam outro que não Alvaro Dias, mesmo que a alternativa não fosse do partido, e passaram a pedir a candidatura de Osmar Dias.

Como se vê, o PSDB é um organismo sem unidade, em que cada pedaço reage ao outro da mesma forma que um corpo rejeita o implante. Não há jeito de juntar os cacos. O resultado é esse. Uma parte vai apoiar Osmar Dias, outra vai apoiar Requião, e a verticalização que se dane.

Pela coerência – Na convenção de hoje, do PTB, o deputado Carlos Simões vai votar na chapa Lula–Requião. Diz que depois de quatro anos de apoio ao governo Requião, seria incoerência mudar agora.

Martelo – O ex-secretário de Segurança Pública do governo José Richa, Luiz Felipe Haj Mussi, filiado ao PPS, foi o nome escolhido para disputar o senado pela aliança PPS-PFL.

Saída pelo alto – Beto Richa não quer entrar de corpo e alma na disputa interna do partido. Por isso vai se dedicar prioritariamente à campanha presidencial de Geraldo Alckmin. Sem abdicar de apoio preferencial para Osmar Dias.

Verdes em Curitiba – O Partido Verde realizou ontem, no restaurante Madalosso, a sua convenção nacional com a presença do deputado federal Fernando Gabeira. Os verdes oficializaram a candidatura de Melo Viana ao governo do estado, a radialista Edna Belini à vice. Para o Senado escolheram o vereador Paulo Salamuni.

Homenagens – O diretório do PMDB de Curitiba realiza amanhã, na Boca Maldita, confraternização para comemorar a chapa majoritária do partido. Segundo o presidente do diretório de Curitiba, Doático Santos, será feita uma homenagem ao governador Requião, ao vice-governador Orlando Pessuti e ao ex-governador Paulo Pimentel.

Comitê – Paulo Pimentel foi convidado para integrar a coordenação do Comitê Suprapartidário Lula–Requião e do Movimento Nacional do PMDB pró-Lula.

Fora da Polícia – Samir Skandar está oficialmente demitido da Polícia Civil. Ele, que era investigador, foi um dos principais nomes apontados, durante a passagem da CPI Nacional do Narcotráfico pelo Paraná, em 2000, como envolvido em uma das maiores quadrilhas de furto, roubo, receptação e desmanche de carros no estado. Na vice, o PP – O ex-governador Jaime Lerner disse ontem que dificilmente Fany Lerner, do PSB, aceitará ser a vice do PDT. Por questões de saúde, a ex-primeira-dama não poderá tocar a campanha. No páreo pela vice Ney Leprevost e Cida Borghetti, ambos do PP.Vice de Osmar – Com a morte do pai de Osmar Dias, a reunião agendada entre o PTB e o PP foi transferida para hoje. Petebistas e pepistas, entre eles Flávio Martinez, Emerson Palmieri e Ricardo Barros. Todos discutem a vice do Osmar.

PTB resistente – Válter Sâmara, líder petebista, comandante do comitê Lula–Requião, diz que não aceita que o seu partido apóie Osmar Dias. "Não vou deixar de comandar o comitê Lula–Requião", avisa .

Farpa – "Nem com superbond o Beto Richa vai conseguir colar os cacos do PSDB que rachou nessa disputa entre Osmar Dias e Requião, sem que os tucanos tivessem ao menos candidato próprio", observou André Vargas, do PT. As boas – O PIB brasileiro foi de 478,9 bilhões no primeiro trimestre de 2006. O número é o maior desde 2001. Os setores da economia que mais contribuíram para a alta foram a agropecuária e a indústria.

As más – Os funcionários de 2,5 mil estabelecimentos privados de saúde de Curitiba e região metropolitana, dos quais 80 são hospitais, entraram em greve ontem.. A categoria reivindica um reajuste salarial de 17%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]