• Carregando...

Hoje, o PSDB faz convenção e decide seu futuro político. A decisão será no voto de 500 convencionais do partido.

Os tucanos têm várias alternativas, mas duas são as mais discutidas no poleiro e dividem, desde já, a moçada em duas facções inconciliáveis.

A primeira, liderada pelo deputado Hermas Brandão, aparece como majoritária em todas as pesquisas internas. Além de levar consigo a maioria dos deputados e prefeitos da legenda.

Defende a aliança com Requião, do PMDB, que não tem candidato a presidente da República e pode trocar a adesão dos tucanos na terrinha pelo apoio a Geraldo Alckmin.

A segunda opção, defendida pelo senador Alvaro Dias e pelos deputados Valdir Rossoni, Gustavo Fruet e Luís Carlos Hauly, quer distância do PMDB e propõe o apoio informal a Osmar Dias, um tucano que pelos azares da política ficou exilado no PDT.

Ora, pois, o PDT tem candidato a presidente da República. Candidatura considerada esdrúxula por nove de cada dez estrelas da República. Mas existe, é oficial e impede que Osmar Dias faça a coligação que sonhava, com o PSDB e o PFL.

O PFL já está noutra. Juntou-se com o PPS de Rubens Buenos. Esta coligação arrisca se tornar o único palanque legítimo do tucano Alckmin, se o poleiro não encontrar uma fórmula para a coexistência pacífica.

Uma coisa parece certa. Há um racha inevitável no PSDB que prejudica, entre outras, o objetivo maior do partido, que é a eleição de Geraldo Alckmin. O tucanato nativo perdeu-se de vez nas pendengas paroquiais.

Nesse tranco, o que vai acontecer, de fato, independentemente da convenção e suas formalidades, é que uma turma vai apoiar Requião, do PMDB, outra vai apoiar Osmar Dias, do PDT. Quem leva o tempo de rádio e tevê e a tarefa de carregar Alckmin é questão que a convenção, enfim, terá de decidir. Ou não, como sói acontecer entre os tucanos.

Tempo de tevê – Com o apoio do PP e agora do PSB, o tempo de tevê de Osmar Dias sobe de 27 segundos para quase 4 minutos.

Fany Lerner de vice – A competência de Osmar Dias foi maior e mais rápida que a dos articuladores de Requião. Ele conquistou o apoio do ex-governador Jaime Lerner, procurando equilibrar suposta vantagem de Requião em Curitiba. Como prêmio, Fany Lerner pode ser a vice de Osmar.

Eco de Lerner – "O nome de Osmar Dias ecoa do interior. Se ele for um bom governador do Paraná, Curitiba agradecerá", disse, emocionado, o ex-governador Jaime Lerner.

Convenção do PFL – O PFL oficializa amanhã o apoio a Rubens Bueno, do PPS, na convenção do partido, que ocorre no restaurante Madalosso. Serão anunciadas as chapas de deputados federais e estaduais.

Vice de Rubens – Hoje, Rubens Bueno e a direção do PFL se reúnem, para discutir quem será o candidato a vice e ao Senado na coligação. O encontro deve ocorrer antes da convenção do PPS, que será às 17 h, na Sociedade D. Pedro II.

PRTB com Osmar – O PRTB, do vereador Custódio da Silva, pode anunciar amanhã apoio ao candidato do PDT, Osmar Dias. "Se fizermos coligação, será com os pedetistas", avisou.

Aprovado – Os deputados aprovaram ontem projeto do deputado André Vargas, do PT, que instituiu o plano de cargos e salários aos professores e equiparação salarial aos demais servidores públicos.

Haja coração – O governador Requião assiste ao jogo Brasil e França, pelas quarta-de-final da Copa, no novo auditório do Centro de Convenções de Curitiba, ao lado de 1.300 crianças de escolas públicas.

Alternativa – Requião anunciou ontem que o PMDB pode ter candidato ao Senado e indicou os nomes de Renato Adur, Paulo Pimentel e Orlando Pessuti como opções.

Piquete – Mesmo não tendo direito a voto na Convenção estadual do PSDB, oito vereadores de Curitiba estarão mobilizados amanhã para fazer lobby pela candidatura própria na sede do diretório, no Centro Cívico.

No ar – O vereador Stephanes Júnior, do PMDB, terá um minuto na rádio Atitude Mix para responder a perguntas sobre política feitas pelos ouvintes. Até o dia 4, o vereador entrará na programação da rádio em seis inserções diárias.

Farpa – "O Osmar Dias não merecia as alianças que fez para ser candidato. O Osmar é bem melhor que a aliança que o apóia", do governador Requião sobre a aliança PDT e PP.

Não ofende – Os tucanos descem do muro hoje?

As boas – Hoje, em Francisco Beltrão, serão entregues títulos de terras para 28 agricultores beneficiados com o Crédito Fundiário para a produção de leite.

As más – Dados da OIT mostram que, no ano passado, 2,4 milhões de pessoas no mundo foram vítimas de tráfico para serem submetidas a trabalhos forçados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]