• Carregando...

Lula e Geraldo Alckmin, os dois presidenciáveis já escolhidos pelos seus partidos e em campanha aberta, virão a Curitiba nos próximos dias

O presidente Lula visitará a COP8, encontro da ONU, e aproveitará a oportunidade para conversar com o partido, informa o presidente estadual André Vargas.

O tucano Geraldo Alckmin será recebido pelo prefeito Beto Richa e todo o tucanato nativo. Vem para tratar do futuro do PSDB no Paraná, único estado onde Alckmin teve unanimidade de apoios à sua candidatura dentro do PSDB.

Aqui, a corrida presidencial começa com boa arrancada do tucano. O Paraná é o estado onde Alckmin mais cresceu na comparação das últimas pesquisas do Datafolha. É também onde Lula mais perdeu prestígio e popularidade segundo o mesmo instituto.

O dado anima os tucanos nativos que agora pensam em candidatura própria ao governo do estado. Tendência estimulada pelo próprio Alckmin, que faz gosto em ver um tucano na disputa estadual.

Aqui, na terrinha, a opinião de Alckmin vale muito para as decisões internas do tucanato. Basta observar que todas as correntes que vivem em tiroteio concordam com a candidatura do governador paulista à Presidência da República.

Ontem, o presidente do PSDB, Valdir Rossoni, conversou com os tucanos paranaenses em Brasília. Colheu opiniões e se convenceu de que a maioria prefere um candidato de oposição a Requião.

Mas há ainda quem defenda um entendimento com o PMDB de Requião. Tucanos conselheiros levaram ao Palácio Iguaçu a idéia de novo vice para firmar uma aliança sólida. Nada mais, nada menos, que Euclides Scalco, ex-ministro, ex-diretor-geral de Itaipu, ex-deputado federal e principal tucano no poleiro nativo. Mas essa é uma idéia sem grandes chances de sucesso. O próprio Scalco descartou a possibilidade. Pelo visto, teremos o embate de Requião com um tucano. Só não se sabe o nome dele.

***

Diálogo palaciano – "Governador, o que o senhor pensa do Odílio Balbinoti para vice?"

– Vice e versa.

Pronta para a peleia – No dia 31, Gleisi Hoffman deixa a diretoria-financeira de Itaipu e começa a preparação de sua campanha a senadora, pelo PT. No momento, a assessoria prepara um extenso relatório sobre a atividade de seu virtual adversário, Alvaro Dias, nos oito anos de Senado.

Atestado de boa gestão – O prefeito Beto Richa recebe hoje das mãos do presidente do Tribunal de Contas, Heinz Herwig, certidão liberatória do exercício fechado de 2005, pelo cumprimento das exigências legais e dos índices de educação e saúde. É a primeira vez que Curitiba recebe esse atestado desde a vigência da lei de responsabilidade fiscal sem recurso à Justiça.

Toda a paciência – O vice Orlando Pessuti aguarda, com extremada paciência, sua nomeação como conselheiro do Tribunal de Contas. O governador Requião tem 120 dias, a partir da votação, para colocá-lo no cargo.

Devagar, mas anda – Hoje, a Comissão que analisa a proposta de emenda constitucional que pretende o fim do nepotismo no Paraná, dá o seu parecer, que irá a plenário no dia 28.

Balaústre, deputado? – O deputado André Vargas presidiu o final da sessão de ontem na Assembléia Legislativa. Ao chamar o deputado Carlos Simões, soltou a pérola: "este é o balaústre da política paranaense". Vargas, diante das gargalhadas, emudeceu e nem ouviu o auxílio de um assessor. "É baluarte, deputado".

Frisson – O candidato a deputado federal pelo PCdoB, Ricardo Gomide, foi às lágrimas de emoção quando ouviu de Requião, em público, a declaração de que ele poderá merecer o voto do governador. Ontem, na escolinha que teve aula no Teatro Guaíra.

Estranho – A direção do PTB estranhou as declarações de André Vargas, do PT, que não o incluiu entre os possíveis aliados no Paraná. Acontece que o PTB nativo apóia a reeleição de Lula, mas não apóia Flávio Arns para o governo. Aqui, vai de Requião.

Salão de Atos – O novo salão de atos do Barigüi, reaberto sábado pelo prefeito Beto Richa, foi totalmente reformado. Estava em péssimo estado. Para que se tenha uma idéia, foram colocados 12,5 km de fios elétricos para restaurar a rede elétrica. Agora está preparado para eventos de peso.

Farpa – "Para desespero dos inimigos, o Requião está forte e a prova disso é a fila de candidatos a vice que surgiu depois que o Pessuti foi indicado para o Tribunal de Contas", diz o deputado Antônio Anibelli, do PMDB.

Não ofende – Qual é o deputado federal que leva a alcunha de Capetinha e que, com o mesmo garfo que estocava os mensaleiros, garfeia o salário de seus funcionários?

***

As boas – Segundo o IBGE, o volume de vendas do comércio no país cresceu 2,35% em janeiro. Manteve a tendência de crescimento do varejo iniciada em outubro de 2005.

As más – A empresa Syngenta Seeds foi multada em R$ 1 milhão pelo Ibama. O motivo foi o plantio experimental de soja e milho transgênicos na zona do Parque Nacional do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]