• Carregando...

Um jatinho deixou Curitiba, ontem, com três tucanos que sacrificaram o jogo do Brasil contra Gana para levar uma idéia conciliadora à direção nacional. A expedição foi composta por Alvaro Dias, Valdir Rossoni e Nelson Garcia. A idéia é a seguinte: para evitar rachas, todos no PSDB acatarão a decisão da convenção estadual. Depois, cada um por si, que o santo é de barro.

O cenário mais provável é o da vitória da aliança com o PMDB de Requião, que daria a vice a Hermas Brandão e colocaria a horda de deputados, prefeitos, vereadores e simpatizantes do PMDB na campanha de Geraldo Alckmin.

Para Alvaro Dias, a candidatura ao Senado. E para todos os tucanos que preferem Osmar Dias, liberdade para apoiá-lo como quiserem. Pode? Esse é outro problema, que só será respondido pelos juristas de plantão.

Ora, pois, tudo isso passou por longa conversação no poleiro. Além de Alvaro Dias, Valdir Rossoni e Nelson Garcia, os vários caciques do partido tentaram encontrar a saída comum em reunião fechada na prefeitura. Além dos citados, Hermas Brandão e o prefeito Beto Richa.

Rossoni tentou levar o prefeito Beto Richa para essa conversa em Brasília. Ele não aceitou. Preferiu ver os três a zero da seleção e ficar fora do debate interno. Foi, então, indicado o nome do vice, Luciano Ducci, mas Dias e Rossoni não aceitaram. Assim foi escalado Garcia como olheiro dos que defendem a aliança com o PMDB.

Mas como o seguro morreu de velho, Hermas Brandão protocolou, além da proposta de aliança com Requião, outra, de chapa completa, onde ele figura como candidato ao Senado, o que poderia eliminar a candidatura de Alvaro.

Como se vê, a pendenga no poleiro está acesa, mas agora, ao menos, os tucanos têm um projeto conciliatório que vai à convenção.Fim das nomeações – Por decisão do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, ninguém mais é contratado pela Itaipu sem concurso público.

Apoio a Alckmin – O candidato do PPS ao governo do estado, Rubens Bueno, ofereceu seu palanque para que o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, fale com os eleitores no Paraná.

Manifesto pró-Alckmin – Ontem, um grupo de peemedebistas assinou um manifesto de apoio ao presidenciável Geraldo Alckmin. "O manifesto embasa nossa posição pela aliança com o PMDB", disse o presidente da Assembléia, Hermas Brandão, que aposta suas fichas na vitória de sua tese na convenção dos tucanos.

Decisão no voto – O deputado Hermas Brandão promete levar à convenção do PSDB, amanhã, a proposta de coligação com o PMDB de Requião. Para qualquer emergência, protocolou a segunda opção, onde apresenta chapa completa que exclui os tucanos da outra banda. O futuro do PSDB será decidido no voto dos mais de 400 convencionais.

Maioria no poleiro – Dos nove deputados do PSDB, sete querem a aliança com Requião. São os deputados estaduais que têm a maioria dos diretórios municipais e dos convencionais. São liderados por Hermas Brandão, que ontem percorreu o Norte Velho ao lado do governador.

Otimista – O deputado José Domingos Scarpellini diz que, apesar da indefinição do PSB, que realiza convenção na sexta-feira, as condições já estão favoráveis para levar o governador Requião à derrota nas eleições de outubro. O PSB decide até sexta-feira se segue o PT, numa recomendação nacional, ou se apóia Osmar Dias.

Fragmentada – "A oposição é que se fragmentou com esta candidatura." A afirmação é do deputado Nereu Moura, do PMDB, ao avaliar o lançamento do nome do senador Osmar Dias ao governo do estado. Papo firme – O líder do prefeito, Mário Celso Cunha, do PSDB, afirmou que negociou individualmente com os vereadores da base de apoio para o arquivamento das emendas apresentadas à LDO. Mário não gostaria de ver a base insatisfeita por nenhum motivo.

Suicídios – Tiana Guimarães e o pastor Jean Carlos Selletti examinaram as muitas faces do suicida, em conferências, no Instituto Ciência e Fé-Fundação Salette. Dois dos presentes trouxeram experiências de casa, com suicídios entre familiares. Comoventes. Aroldo Mura Heygert e Euclides Scalco programam agora outro tema polêmico: como surgiram e o que são os evangelhos apócrifos, como o de Judas e Madalena?

Farpa – "A dona Zilda Arns fez justa defesa dos programas sociais do governo Requião. O senador Flavio Arns devia conversar mais com a sua irmã. Ela está mais informada", de Dobrandino da Silva, do PMDB, devolvendo críticas ao candidato do PT.

Não ofende – Quem indica o suplente de senador é a executiva?

As boas – O nível de emprego formal na construção civil brasileira subiu 1,1% em abril na comparação com março, o desempenho corresponde ao preenchimento de mais 15,5 mil vagas formais no setor.

As más – A greve de auditores fiscais da Receita Federal, que dura quase dois meses, deve prejudicar a produção industrial no segundo trimestre. Na Zona Franca de Manaus, 40% das operações estão comprometidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]