• Carregando...

Quem imaginou que o telecatch no poleiro tucano nativo acabou na convenção, enganou-se. Redondamente.

A briga continua acesa. Tudo indica que não acabará tão cedo e há grandes chances de que a situação do PSDB termine em manobras de fórum.

Ontem, o deputado Luís Carlos Hauly, inconformado com a derrota para Hermas Brandão, conseguiu convencer a direção nacional a recusar a aliança do PSDB com o PMDB no Paraná. Apenas isso. As outras decisões continuariam valendo.

A alegação de Hauly é a de que o acordo com Requião contraria os interesses do partido, pois não leva em conta o objetivo principal que é a eleição de Geraldo Alckmin a presidente da República.

Com isso, a tucanada que apóia Osmar Dias ganha um tento. Tira de Requião o grande aliado formal que é o PSDB, que leva consigo tempo de televisão e rádio e todas as outras vantagens que poderia oferecer.

Outra vitória dos irmãos Dias deu-se, ontem, no PTB. A turma de Flávio Martinez decidiu abandonar a barca de Requião, onde navegou nos últimos anos, para integrar-se às oposições.

Não foi por unanimidade. Houve rachas significativos. Os irmãos Simões, Carlos e Íris, por exemplo, mantêm o apoio à reeleição do governador. Da mesma forma que o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk.

Percebe-se que o esforço das oposições é para isolar Roberto Requião. Deixá-lo só com o seu PMDB de guerra, como ele denomina o partido também conhecido como incrível armata brancaleone.

Vem mais por aí. A turma de Alvaro Dias, que agora conta com o apoio de Valdir Rossoni, terá que inventar um candidato a governador. Talvez apenas para constar formalmente, enquanto a rapaziada se esbalda para eleger Osmar Dias. É o plano. Agora é esperar a reação.

Tensão no PTB – Por sete votos a seis, o PTB decidiu apoiar o senador Osmar Dias ao governo do estado. O clima da reunião foi tenso entre os petebistas Alex Canziani , Flávio Martinez Emerson Palmieri que optaram pelo PDT e o grupo de Geraldo Serathiuk, os irmãos Íris e Carlos Simões e Jocelito Canto que queriam apoiar o governador Requião.

Foguetório – Para alegria de Osmar, com a adesão do PTB, o tempo de televisão do PDT subiu de 27 segundos para quase seis minutos e meio. Os pedetistas riram de orelha a orelha também quando foi anunciada a impugnação da aliança entre tucanos e o PMDB.Vice do PPS – O PPS deixou para hoje a definição dos nomes a vice e ao Senado na aliança com o PFL. Às 10 horas, o candidato Rubens Bueno explica a escolha do vice aos jornalistas na sede do PPS.

Sede própria – Para alegria dos estudantes, o governador Requião assinou ontem, dentro do prazo legal, decreto doando a sede da União Nacional dos Estudantes do Paraná para a própria entidade, na Rua Carlos Cavalcanti.

Balanço do semestre – A presidência da Assembléia divulga na segunda-feira o balanço das atividades parlamentares no primeiro semestre. O presidente da Casa, deputado Hermas Brandão, do PSDB, adiantou que mais de 200 projetos foram votados e aprovados pelos 54 deputados.

Prioridade – O prefeito Beto Richa começa na segunda-feira a articular uma aliança de apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin.

Caso Raro – A pedido do Tribunal de Contas, a DRT realizou um estudo com sugestões de adequações ergonômicas e de organização do ambiente de trabalho para o Tribunal. Na segunda-feira, o delegado regional do trabalho Geraldo Serathiuk entrega ao presidente do TC, Heinz Herwing, as sugestões de adequações feitas por um auditor fiscal.

Sem baixaria – Com a presença do candidato petista ao governo, senador Flávio Arns, o PL confirmou ontem a aliança das duas siglas para a campanha eleitoral estadual. Defendendo o fim da "baixaria" na campanha eleitoral, Arns preferiu não fazer críticas ao atual governo ou aos outros candidatos.

Torcida do PMDB – O PMDB realiza hoje, às 10 h, na Boca Maldita de Curitiba, a festa da torcida paranaense para o jogo do Brasil contra a França e do lançamento dos candidatos do partido às eleições de 1.º de outubro.

No trecho – A candidata do PT ao Senado, Gleisi Hoffmann, cumpriu agenda na Região dos Campos Gerais. Participou de reuniões com correligionários em Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Arapoti e Jaguariaíva.

Costuras – Renato Adur e Rodrigo Rocha Loures, candidato a deputado federal, articularam as alianças do PMDB com os nanicos PTN, PSL, PMN e PSC.

Farpa – Com a decisão dos "caciques tucanos" de anular a convenção do PSDB paranaense, o deputado José Domingos Scarpellini, do PSB, não perdeu a oportunidade ao ironizar o governador Requião. "Quando ele chegou com seu tacape, os índios já estavam de cara pintadas".

Não ofende – Amanhã, novas rasteiras?

As boas – O Paraná mantém a liderança nacional na produção de frangos. Só no primeiro trimestre de 2006, foram abatidos 1,014 bilhão de aves, 25% da produção nacional.

As más – Acidentes de trabalho custam US$ 2 bilhões ao Paraná. O montante é uma estimativa da DRT, que aponta o estado como responsável por 10% das 400 mil ocorrências por ano no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]