• Carregando...

Valdir Rossoni, presidente do tucanato nativo, anda irritado com as variações sobre o tema da candidatura das oposições.

Para eliminar dúvidas e reduzir a boataria na praça, Rossoni reunirá os partidos comprometidos com a candidatura do senador Osmar Dias, do PDT, para esclarecer que, no impedimento deste, o candidato será o tucano Gustavo Fruet. Não há terceiro nome.

Da reunião ele pretende extrair um documento assinado pelo PSDB, PDT, PFL e PP que garanta a continuidade da aliança, independentemente dos percalços da candidatura do senador Osmar Dias.

Rossoni acredita que não há como modificar o que ficou estabelecido na reunião de Brasília presidida pelo senador Tasso Jereissati, o maioral dos tucanos da República.

Ocorre que, diante da indefinição de Osmar Dias, surgiram tentativas de emplacar novas fórmulas no arraial das oposições. Houve quem aventasse a candidatura do senador Alvaro Dias, logo descartada pela maioria.

Outra possibilidade foi a da adoção da candidatura de Rubens Bueno, do PPS, que desistiu da candidatura presidencial de Roberto Freire para apoiar Geraldo Alckmin.

Rossoni explica que os tucanos necessitam de um palanque próprio, suficientemente forte para respaldar a candidatura de Alckmin. Ele considera esgotado o tempo para articular novo candidato ou outro tipo de aliança.

As especulações sobre outra candidatura, que não a de Osmar Dias ou Gustavo Fruet, trazem um prejuízo enorme para as oposições, que acaba passando para a população a imagem de incapacidade e de indefinição, argumenta Rossoni.

Ao deputado Augustinho Zucchi, Rossoni disse que espera do PDT o mesmo respeito à candidatura de Fruet que os tucanos tiveram e ainda têm com a de Osmar Dias.

Roupa suja – O altíssimo clero do tucanato paranaense vai conversar, no fim de semana, para aliviar a tensão interna no poleiro. Além do triunvirato – Beto Richa, Hermas Brandão, Valdir Rossoni – é aguardada a presença do senador Alvaro Dias.

Empresários e política – Pesquisa da Fiep revela que 99% dos empresários querem reforma política. Desses, 49% acham que a reforma deve começar pela educação e cidadania, 47% pedem revisão constitucional e 46% acreditam que a solução de tudo está na fidelidade partidária.

Mensagem do Lula – O empresário Valter Sâmara, pré-candidato a deputado federal pelo PTB, levará amanhã, na Kyocera Arena, mensagem escrita de próprio punho pelo presidente Lula em agradecimento à mobilização dos militantes do PMDB e PC do B que apóiam a sua reeleição.

Improcedente – O TRE julgou improcedente a representação do PMDB contra o deputado federal tucano Gustavo Fruet, por propaganda irregular. O TRE entendeu que as mensagens de Fruet no rádio, veiculadas no aniversário de Curitiba, não configuram propaganda eleitoral.

Não pára – Requião viajou pelo interior acompanhado do staff político. Além do líder do governo, deputado Dobrandino da Silva, lá estava o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, que assumiu de vez a coordenação política do governo.

No trecho – A pré-candidata do PT ao Senado, Gleisi Hoffmann, percorre o trecho. Visita o Paraná dos fundões e dos grotões. Ontem, foi ao Vale do Ivaí. Esteve com lideranças em Imbaú, Mauá, Borrazópolis e Lidianópolis.

Nono apóstolo – Com o pedido de afastamento de Manassés Oliveira, do PPS, o partido que saiu no lucro foi o PSDB. O suplente de Manassés é João do Suco, que deixou o PSB no início de setembro do ano passado e vai ser o nono tucano da Câmara de Curitiba.

Quem te viu – O vereador Stephanes Junior, do PMDB, não gostou da declaração feita por Orestes Quércia, presidente do diretório paulista do PMDB, de apoio à candidatura de Lula e da possível aliança entre os partidos com a oferta da vice-presidência. "Quem te viu e quem te vê", disse o parlamentar, que já declarou voto ao tucano Geraldo Alckmin.

Aliança vital – "O entendimento é vital para assegurar a governabilidade. Se não houver gestos concretos do PT, posso ir para casa", do presidente Lula sobre uma aliança do PT com o PMDB nos estados.

Retífica – Os prefeitos Gabriel "Gabão" Samaha, de Piraquara, e Antônio "Toninho" Wandscheer, de Fazenda Rio Grande, esclarecem que têm as melhores relações com o governador Requião. Mas, por fidelidade partidária, continuam ao lado da candidatura de Rubens Bueno ao governo.

Farpa – "Para entrar em campo, o Osmar Dias quer a bola na marca do penâlti, o goleiro imobilizado e o juiz a seu favor", diz Durval Amaral, do PFL, angustiado com a demora para a definição de um candidato das oposições ao governo.

Não ofende – Quem tudo quer tudo perde?

As boas – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, encaminhará a análise da regulamentação da aposentadoria das donas de casa ao governo federal.

As más – Pequenas empresas têm pior expectativa sobre exportações para 2006, aponta levantamento da Confederação Nacional da Indústria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]