• Carregando...

Se Requião continuar a acreditar em seus negociadores políticos, pode tirar o cavalo da chuva. Terminará só. Isolado.

Agora, Requião parece saber disso. Tanto que desde ontem passou a chamar os seus principais articuladores de "Três patetas", alusão ao trio de comediantes do cinema que arrancou risos de gerações com as suas trapalhadas.

Talvez o governador cometa um pecadilho ao sugerir a comparação. Os três Patetas merecem respeito. Moe, Larry e Curly tinham talento e sabiam muito bem o que faziam.

Por aqui a história é bem outra. Depois de meses de conchavos para construir a grande frente de apoio à reeleição de Requião, os encarregados do PMDB para a missão terminaram o dia de ontem como começaram. Sem nenhum aliado.

Falharam todos os entendimentos. O último, com o PP, tido como certo na semana anterior, decretou a frustração do grande plano que a moçada do PMDB denominava de grande arco de alianças.

A comédia de equívocos findou com a confirmação da candidatura de Osmar Dias, que chegou a ser pensado para vice de Requião.

A notícia, no início da manhã, caiu como pedra no estômago dos articuladores palacianos. A decisão do senador do PDT confirmou, desde já, o segundo turno nas eleições deste ano.

Isso era tudo que Requião pretendia evitar: o segundo turno. Agora, terá de enfrentar o grande arco de oposicionistas que prometem se unir para enfrentá-lo na segunda rodada.

Além de Osmar Dias, que decola com o aval do PP e a simpatia de tucanos que não engolem o governador; terá pela frente a candidatura de Flávio Arns, do PT, que passou a bater firme. E a de Rubens Bueno, da aliança PPS-PFL.

Requião ainda corre o risco de ver um candidato próprio do PSDB. Ora, pois, nem os Três Patetas em seus melhores momentos conseguiriam imaginar essa trama recheada de equívocos.

Palanque para Alckmin – O PSDB nacional aceita tudo, menos ficar sem palanque legítimo e forte para Geraldo Alckmin no Paraná. Donde é possível que ressurja das cinzas a candidatura própria no PSDB, curiosamente negada ontem pelo presidente nativo Valdir Rossoni.

Vice para Osmar – Procura-se um vice para Osmar Dias no PP. O nome mais citado é o de Ney Leprevost, vereador mais votado de Curitiba nas eleições de 2004. Curitiba é onde Osmar precisa reforçar suas bases. Leprevost jura que ainda não foi consultado.

In pectore – Dizem os membros do círculo mais íntimo do senador Osmar Dias que quem ele gostaria mesmo de ter como vice em sua chapa é Dona Fany Lerner, que traria o PSB e os votos que ele precisa em Curitiba.

Assédio eleitoral – Depois que o PP acertou-se com Osmar Dias, o PTB passou a ser o partido mais assediado da praça. No sábado, Carlos Simões conversou com Requião e contou as mágoas. Ontem, Flávio Martinez, Alex Canziani e Íris Simões atenderam aos chamados de Osmar Dias.

Promessa ao pai – O discurso mais emocionado na apresentação de Osmar Dias como candidato foi o do tucano Alvaro Dias, que afirmou que prometeu ao pai doente, Silvino Dias, que ajudaria a eleger o irmão governador.

Liberado – Os médicos de Osmar Dias garantem que ele estará liberado no sábado para todos os esforços que a campanha exigir. O que significa que poderá iniciar suas viagens por todo o Paraná.

Aguarda a convenção – O presidente da Assembléia, Hermas Brandão, que sempre defendeu a aliança dos tucanos com Requião, diz que só fala depois da convenção estadual do partido, que está marcada para depois de amanhã, dia 29.

Chapa completa – O PPS-PFL vai apresentar chapa completa de deputados estadual e federal, garante Rubico Camargo, secretário-geral do partido. E está aberto para conversar sobre apoios a chapa majoritária.

Planos Regionais – Do Paraná que temos ao Paraná que queremos. Esse é o mote dos Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico que serão apresentados hoje na escolinha pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto.

Quem te viu, quem te vê – Padre Roque, do PT, que foi secretário de Emprego e Promoção Social de Requião até a data da desincompatibilização para candidatar-se a deputado, ontem virou a casaca. Defendeu aliança com o PPS de Rubens Bueno e disse que dificilmente o PT vai apoiar Requião, porque não engole seus ataques ao presidente Lula e aos petistas locais.

Farpa – "De hoje em diante todos ficam sabendo que quando eu digo uma coisa, é pra valer", disse o deputado Augustinho Zucchi, único que durante algum tempo sustentou que Osmar Dias seria candidato a governador.

Não ofende – O PMDB está disposto a negociar com o PTB em novos termos para assegurar o apoio?As boas – Dando continuidade ao seu programa social, a Copel vai reduzir em 7% as contas de luz de baixa tensão. Serão beneficiados 3,2 milhões de consumidores.

As más – A chuva do fim de semana ainda não foi suficiente para amenizar a situação de risco de falta de água em Curitiba e na região metropolitana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]