• Carregando...
 | Pedro Oliveira / Alep
| Foto: Pedro Oliveira / Alep

Imagine você discutir ao mesmo tempo as proposta para a melhoria de seu município, como pavimentação de ruas, trânsito e construção de praças e postos de saúde, ao mesmo tempo em que analisa um projeto de desenvolvimento econômico para o país.

Rubens Bueno (PPS-PR), deputado federal, contra a unificação das eleições.

A prisão de 49 pessoas pelo Gaeco por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Receita Estadual reacendeu de vez na Assembleia Legislativa do Paraná o desejo da oposição de instalar uma CPI na Casa para investigar o caso. Da tribuna, o petista Péricles de Mello fez um apelo à recém-criada bancada “independente”, composta por 14 deputados, para que assine o pedido de CPI. “São quase 50 pessoas presas. Independência significa reconhecer a autonomia do Legislativo e o direito da minoria à fiscalização sobre a maioria que exerce o governo”, afirmou. Questionado, o líder do governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse que prefere seguir acreditando no trabalho do Gaeco. “CPI é mais para divertir, para dar mídia, discursos, apesar de fazer parte do ritual do Parlamento”, afirmou o peemedebista. Por enquanto, nove deputados já assinaram o requerimento de instalação da CPI da Receita. Para ser apresentado, porém, são necessárias 18 assinaturas.

Suspensos temporariamente

Imagine você discutir ao mesmo tempo as proposta para a melhoria de seu município, como pavimentação de ruas, trânsito e construção de praças e postos de saúde, ao mesmo tempo em que analisa um projeto de desenvolvimento econômico para o país.

Rubens Bueno (PPS-PR), deputado federal, contra a unificação das eleições.

A executiva estadual do PMDB do Paraná decidiu afastar dos postos de direção no partido os filiados que ocupam cargos no governo Beto Richa (PSDB). A medida atinge o diretório estadual, os municipais e os peemedebistas que são delegados da legenda. A suspensão vale por 60 dias, e cada caso será analisado individualmente pela Comissão de Ética do PMDB. O principal atingido pela decisão é o deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia e 2º vice-presidente estadual do partido.

Abona ou não?

A Câmara de Curitiba está solicitando à prefeitura que abone as faltas de servidores municipais ocorridas durante paralisações da categoria tanto neste ano quanto em 2014. A sugestão foi aprovada nesta quarta-feira (10) e assinada por 32 dos 38 parlamentares. O curioso é que a sugestão pelo abono já tinha partido da própria Câmara bem antes disso, embutida via emenda parlamentar no projeto que concedeu 7,68% de reajuste aos funcionários municipais – proposta da vereadora Professora Josete (PT). A emenda foi vetada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT). E o mais curioso é que na segunda-feira (8) os vereadores mantiveram o veto.

Sobre a previdência

Celso de Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação ingressada pelo diretório nacional do PT contra as mudanças na Paranaprevidência feitas pelo governo estado. A ação partiu dos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) e do presidente do PT no estado Enio Verri.

Propostas

Tramita na Câmara de Curitiba uma proposta para que haja um intervalo de três meses da instalação de um radar até a cobrança de multas. A proposta é do vereador Chicarelli (PSDC) para que “motoristas não sejam pegos de surpresa”.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]