• Carregando...
 | Uselei Marcelino/Reuters
| Foto: Uselei Marcelino/Reuters

Poucos grupos empresariais contribuem com muita monta de dinheiro [nas campanhas]. Não vou fazer juízo de valor, não vou dizer o que penso. Só estou trazendo para reflexão.

Dias Toffoli, ministro do STF, durante o Seminário Direito Processual nos Tribunais Superiores, em Foz do Iguaçu no último sábado.

A semana

Segunda-feira (16)

Os procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato darão entrevista coletiva sobre um ano da deflagração das investigações e oferecimento de nova denúncia.

Terça-feira (17)

A Câmara dos Deputados analisa, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição que aumenta de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O ministro do planejamento, Nelson Barbosa, será ouvido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ele irá tratar da crise econômica do país. Na próxima semana, quem será ouvido pela comissão é presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Os protestos que levaram milhares de pessoas às ruas das principais capitais brasileiras no domingo(15) foram destaque na imprensa internacional. A versão on-line do jornal britânico The Guardian deu destaque ao tom conservador dos protestos e teceu um perfil básico dos manifestantes: predominantemente brancos e de classe média. A publicação também ressaltou a quantidade de pedidos de intervenção militar, presentes em boa parte das manifestações. Já o também britânico Financial Times buscou explicar os motivos que levaram as pessoas a protestar contra o governo, citando a recessão da economia e o escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras. O argentino Clarín lembrou que as manifestações acontecem no aniversário de 30 anos da restituição da democracia no Brasil, após 21 de ditadura militar, e destacou um vídeo publicado na página do Facebook de Dilma Rousseff (foto) pouco antes do início dos protestos.

Aliás...

Na página oficial da presidente no Facebook há diversas mensagens em defesa da democracia publicadas nos últimos dias. Entre sexta-feira e o início da noite de domingo, foram seis. A mensagem em geral é a mesma: defesa ao direito de manifestação e o alerta de que, por um bom tempo, protestos nas ruas contra o governo foram impossíveis.

Luto

A presidenta Dilma Rousseff (PT) lamentou a morte da advogada Therezinha Zerbini, que faleceu no sábado (14), aos 87 anos de idade. Em nota, a presidente ressaltou a coragem e pioneirismo de Therezinha, fundadora do Movimento Feminino Pela Anistia.

Invadido

A conta no Twitter do vice-presidente da República, Michel Temer, exibiu no domingo (15), durante alguns minutos, a reprodução de uma capa do jornal Diário de S.Paulo, com o título “Agora quem manda no Brasil é ele” acima de uma foto sua e sob a inscrição “Jogo do poder”. Questionada sobre o episódio, a assessoria de Temer informou ter havido uma invasão da conta do vice-presidente por hackers.

Colaboraram: Caroline Olinda e Joana Neitsch.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]