• Carregando...
 | Albari Rosa / Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

A polêmica envolvendo o processo licitatório para aquisição de materiais de consumo para a Assembleia Legislativa do Paraná provocou reações nesta quarta-feira (15) entre os deputados. Na terça (14), o telejornal Paraná TV 2ª edição, da RPC, exibiu uma reportagem questionando os custos que serão pagos em produtos como café, açúcar, refrigerante e suco que serão comprados por meio de um processo licitatório marcado para a próxima segunda-feira (20). O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) (foto) usou a tribuna para criticar a reportagem. “Em nenhum momento a notícia informou que o processo de compra do café, da água, do suco, segue normas estabelecidas em lei”, frisou. “Em consequência desse tipo de informação distorcida é que ninguém quer participar da política”, disse. O parlamentar lembrou que os produtos são servidos também à imprensa e chegou a mostrar fotos de profissionais da emissora bebendo café. “E não há nada de errado nisso [no fato de a imprensa consumir os itens da Assembleia]. Mostro essas fotos apenas para evidenciar os riscos que existem quando nos esforçamos para lançar suspeitas sobre tudo e sobre todos. Podemos acabar lançando suspeitas sobre nós mesmos”, ironizou.

Choque de gestão

Pelo menos dois parlamentares aliados à gestão Beto Richa (PSDB) procuraram o governador nas últimas semanas para tentar convencê-lo a enxugar o primeiro escalão estadual. A ideia é diminuir o número de secretarias de 17 para 10. A medida seria o primeiro movimento de uma “grande reação” à crise que derrubou a popularidade de Richa nos últimos meses, principalmente após o confronto entre polícia e professores que acabou com 213 feridos. “Ele precisa parar de falar em professor, virar a página”, disse um dos “conselheiros”. Ambos pediram para não ser identificados. A estratégia segue o modelo do que já foi adotado por outro tucano, Marconi Perillo, em Goiás. Richa, no entanto, não teria sinalizado se vai levar a sugestão adiante.

Agenda positiva

Um dia depois de se encontrar com a presidente Dilma Rousseff e reforçar o pedido para que ela se empenhe para implementar uma agenda positiva, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um vídeo no qual mostra “suas agendas positivas” em diversas viagens internacionais. O vídeo divulgado nesta quarta-feira, 15, traz uma série de discursos do ex-presidente nos quais ele destaca a importância do mundo se unir para combater a fome. “A fome não existe por falta de dinheiro, não existe por falta de produção agrícola, não existe por falta de tecnologia. A fome existe por falta de vergonha dos governantes do mundo”, disse o ex-presidente em um evento no México, em abril de 2013.

Dilma vaiada

A presidente Dilma Rousseff foi alvo de protestos nesta quarta-feira (15) em Laguna durante a inauguração da ponte Anita Garibaldi, a maior obra do governo federal em Santa Catarina. A petista foi vaiada por servidores dos Correios, do Judiciário Federal, da Polícia Rodoviária Federal e por alguns integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre). A maioria dos manifestantes ficou do lado de fora da tenda montada sobre a ponte para a cerimônia de inauguração. Eles ficaram em uma via sob a ponte para protestar contra a presidente.

Colaboraram: Katna Baran, André Gonçalves e Gabriel Azevedo.

Você sabe a quem caberiam as decisões políticas supremas no Brasil se vivêssemos sob o regime parlamentarista? Eis a resposta: Paulinho da Força, Rui Falcão, Roberto Freire, Siqueira, Lupi e outros do mesmo naipe. Você quer isso?”

Joaquim Barbosaex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ao se referir sobre o parlamentarismo no país.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]