• Carregando...
 | Orlando Kissner/ANPr
| Foto: Orlando Kissner/ANPr

O governador Beto Richa (PSDB, foto) recebeu, na sexta-feira (31), no Palácio Iguaçu, os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek, e da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Anderson Furlan. Eles pediram ao governador que interceda junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para a implantação de uma sede do Tribunal Regional Federal na capital paranaense. “Sabemos da importância, para o Paraná, da instalação de uma sede do Tribunal Regional Federal e estamos juntos nesta batalha, desde o início”, afirmou Richa. “Seria uma grande conquista para o estado. Gostaria de reafirmar o apoio do governo do estado para auxiliar, no que for possível, para que esta demanda seja atendida”, declarou o tucano.

sobe

Dilma Rousseff

Após reunião no Palácio do Planalto, a presidente conseguiu o apoio de governadores para deter a votação das “pautas-bombas” no Congresso, controlado pelo “inimigo” Eduardo Cunha.

O caso

A criação de quatro novos TRFs –em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus –foi aprovada pelo Congresso por meio de emenda constitucional. A emenda, porém, foi suspensa em 2013 por uma liminar do então presidente do STF Joaquim Barbosa, após uma ação declaratória de inconstitucionalidade. O pedido das associações de juízes federais é que a liminar seja novamente apreciada pelo STF.

desce

Violência

O Instituto Lula, controlado pelo ex-presidente, foi alvo de uma bomba caseira nesta semana. Se não bastasse, manifestantes pró e contra Lula brigaram em frente ao local.

Revisão prorrogada

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) prorrogou o prazo da revisão biométrica em 36 municípios do estado. O órgão teve que alterar as datas após problemas com o envio dos equipamentos. O prazo foi prorrogado em mais de dois meses em municípios como Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais. Os 36 municípios atingidos pela mudança fazem parte da primeira fase do processo de recadastramento. Até o fim do ano, a fase deve ser encerrada. Mais informações no site do TRE-PR

Cerveja, cerveja, cerveja

A imagem do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014), morto em um acidente aéreo, vai estampar latinhas da cerveja Itaipava. Além do rosto, as latas também terão o bordão criado por Campos na véspera de sua morte: “Não vamos desistir do Brasil”. Tudo com as cores da bandeira nacional. Serão produzidas 450 mil latinhas de 473 ml – os chamados latões. A venda ocorrerá exclusivamente em Pernambuco. O empresário Walter Faria, dono da Itaipava, era amigo do ex-governador.

Contas atrasadas

O plenário da Câmara dos Deputados começa analisar na próxima semana as contas de ex-presidentes da República. O atraso é grande. Há contas de Itamar Franco (1992), Fernando Henrique Cardoso (2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006 e 2008) não apreciadas.

Para provar sua versão, Eduardo Cunha deveria abrir os seus sigilos fiscal, bancário, telefônico e telemático. Seria coerente com sua política ofensiva. Mas isso ele não faz.

Ivan Valente (PSol-SP), que promete pedir a convocação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para depor na CPI da Petrobras.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]