• Carregando...
 |
| Foto:

Dos 319 anos que Curitiba completou nesta semana, acompanhei 34 de perto – minha idade. Independentemente de sermos curitibanos de nascimento ou de coração, toda pessoa que mora aqui, paga seus impostos e contribui na produção de riquezas local tem o direito de reclamar das deficiências ou de apontar sugestões. Isso vale principalmente para as pessoas que gostam daqui e querem que Curitiba se torne cada vez melhor, no que me incluo.

Jaime Lerner teve um papel importante na construção de Curitiba do modo que a conhecemos hoje. Como prefeito, conseguiu organizar muito bem a capital, apesar de ter exagerado na publicidade de "cidade-modelo", o que contribuiu para o inchaço populacional de toda a região metropolitana. Também falhou muito como governador do Paraná, pois aí deixou de exercer sua verdadeira vocação – urbanista – e dedicou-se à política, na qual não apresentou habilidades memoráveis.

De olho no futuro, Lerner implantou a coleta seletiva e o programa Lixo que não é Lixo ainda em 1989, três anos antes da Rio 92, que marcou o ponto inicial da preocupação ambiental para o grande público brasileiro. O programa ainda está aí, mas não funciona tão bem como deveria. É comum ver a coleta de lixo comum levando os produtos recicláveis, mesmo que estejam embalados em sacos de cores diferentes e distantes entre si. Além disso, os catadores de lixo de Curitiba respondem por grande parte da coleta de reciclados, e não contam com apoio institucional ou mínimas condições de vida.

O ex-prefeito também se preocupou com os espaços públicos. São da sua gestão a abertura da Pedreira Paulo Leminski, do Jardim Botânico e da Ópera de Arame, por exemplo. Claro que ele cometeu erros – a acústica do novo teatro sempre foi ruim, assim como os bancos de arame. Mas foram obras que inseriram a cidade em um circuito de grandes shows e apresentações, e que ajudaram na transformação cultural do que antes podia ser considerada uma capital provinciana.

Provavelmente, a principal contribuição de Lerner para Curitiba foi o sistema de ônibus. Na primeira gestão como prefeito (1971-1975) ele implantou as canaletas exclusivas para ônibus. No início da década de 90 chegaram o Ligeirinho e o ônibus biarticulado. A despeito das falhas que cometeu, principalmente na gestão do governo do estado, o currículo é extenso, o que lhe valeu a condição de consultor das Organizações das Nações Unidas (ONU) para assuntos de urbanismo.

Falha social

O relato das obras de Lerner não tem o propósito de exaltar o ex-prefeito, até porque os indicadores sociais do período não evoluíram no mesmo ritmo com que ele enchia a cidade de tubos e material aramado. Os dados do período são escassos, mas dá para saber como evoluiu a questão do analfabetismo, por exemplo. Entre 1992 e 1999, Curitiba não conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo em ritmo tão rápido quanto a média brasileira. Segundo o IBGE, o índice entre as pessoas de 15 anos e mais caiu de 6,2% para 5,1% da população curitibana (-18%), ao passo que no país o índice caiu de 17,2% a 13,3% (-23%). Comparando com outras capitais desenvolvidas, o desempenho foi ainda pior. São Paulo teve uma redução de 7,3% para 5,1% no período (-30%), e Porto Alegre, de 6,3% para 4% (-37%).

Portanto, o propósito de resgatar nosso passado recente é questionar aonde queremos chegar como cidade. Para o bem ou para o mal, Lerner traçou nosso caminho até aqui. E daqui para frente?

Futuro

Em meio a tantas mazelas e desmandos Brasil afora, podemos nos sentir privilegiados. O problema é que estamos meio paralisados. Paramos de avançar nas questões urbanísticas, e o lado social também não está as mil maravilhas. O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que leva em conta dados de educação, saúde e emprego e renda, mostra que estamos sendo ultrapassados. O relatório divulgado no ano passado nos coloca como a terceira capital mais desenvolvida, atrás de São Paulo e Vitória (ES). Mas, no ranking IFDM de 2005, estávamos em primeiro lugar entre as capitais. Além disso, entre as cinco primeiras de 2011, Curitiba foi a que menos evoluiu no período (veja a tabela abaixo).

Esta é uma cidade linda, mas está correndo o risco de ter mais defeitos do que qualidades. Já passou da hora de agir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]