• Carregando...
Gleisi: ministra voltou ao trabalho em função das chuvas em Minas | Evaristo Sá/AFP
Gleisi: ministra voltou ao trabalho em função das chuvas em Minas| Foto: Evaristo Sá/AFP

Brasília - As férias da presidente Dilma Rousseff levaram a um fenômeno raro em Brasília nos últimos anos: todos os ministros "palacianos" deixaram a capital federal ao mesmo tempo. Reservadamente, alguns dizem que a ausência de Dilma, famosa pela dureza com que cobra seus assessores, encorajou boa parte deles a seguir o exemplo da chefe.

A única ministra que despacha no Palácio do Planalto a voltar até ontem ao trabalho foi Gleisi Hoffmann, que interrompeu os dias de descanso em razão da catástrofe das chuvas em Minas Gerais. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, retorna hoje a Brasília para falar sobre as chuvas e para explicar por que destinou 90% da verba nacional para combater enchentes para seu estado, Pernambuco (leia mais sobre esse assunto na página 9).

Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação, e o general José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional, voltam ao batente no mesmo dia planejado por Dilma, na próxima segunda-feira. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em viagem ao exterior, fica fora até o dia 16. Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral, viajou para uma praia de Pernambuco e retorna no dia 22.

Sem os titulares, o Planalto ficou sob o comando do secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, e do chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo, assessores da confiança pessoal de Dilma e encarregados de tocar o governo e deixar prontas as pautas das reuniões de trabalho de Dilma no retorno.

Dilma, que descansa na Base Naval de Aratu, na Bahia, deve retornar a Brasília amanhã, segundo fontes da Presidência. Não se sabe, porém, se ela já retomará às atividades imediatamente, ou somente na segunda-feira.

Na agenda da Casa Civil desta se­­mana estão previstas reuniões de avaliação sobre os planos de gestões de aeroportos e rodovias e do de alerta e respostas a desastres naturais, com foco em Mi­­­nas Gerais e no Rio de Janeiro.

Na Esplanada, dos 38 ministros, apenas 11 estarão trabalhando durante a primeira semana do ano. Da área econômica, dois dos três principais titulares estarão de férias. Guido Mantega, da Fazenda, começou seu descanso ontem. E volta no dia 16. Miriam Belchior, do Planejamento, retornará no mesmo dia. Alexandre Tombini, do Banco Central, continua trabalhando em Brasília.

Nesta semana, também foram autorizadas em Diário Oficial as férias dos titulares das pastas das Comunicações, Paulo Bernardo; da Controla­­­doria-Geral da União, Jorge Hage; e das Cidades, Mário Negromonte.

* * * * *

Interatividade

Qual sua opinião sobre as férias do ministério em janeiro?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]