• Carregando...

O prefeito Beto Richa (PSDB) será recebido hoje em Brasília pelo presidente Lula para discutir a tarifa do transporte coletivo. Richa vai propor ao governo federal medidas para o barateamento das tarifas do transporte público. Richa aguarda a audiência há quatro meses e vai pedir a desoneração da carga tributária que pesa sobre todos os insumos do setor, do combustível dos ônibus às peças dos veículos.

Firme – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), disse que não vai abrir mão de disputar a indicação do partido para concorrer ao Senado. "Só não coloquei durante a convenção porque não era o momento para discutir isso", explicou. Sobre um eventual bate-chapa com o senador Alvaro Dias, que deve tentar a reeleição e está tendo grande visibilidade pela participação nas CPIs em Brasília, Brandão disse que o que vale é a decisão dos convencionais do PSDB.

Juntando – Os deputados estaduais petistas reúnem-se hoje para fazer uma vaquinha para pagar uma dívida de R$ 97 mil junto à Executiva Estadual. O PT de Curitiba não repassou ao diretório as contribuições mensais dos filiados. Toda a bancada e os assessores foram convocados a fazer doações para quitar a conta e garantir a eleição interna do novo diretório no dia 18 de setembro. Para poder realizar a eleição os diretórios municipais têm que estar com as contas em dia.

Volta – O projeto de autarquização da Emater será votado hoje, em segunda discussão. O relator das emendas na CCJ, Reni Pereira (PSB), deu parecer contrário à proposta do PPS de garantir estabilidade funcional de 5 anos aos funcionários. Outra emenda, do petista Élton Welter, que estabelece prazo de 90 dias para concurso público dos funcionários depois de sancionada a lei também foi rejeitada. O relator considerou as duas emendas inconstitucionais.

Sem renovação – O vereador de Curitiba Ney Leprevost (PP) discorda da proposta apresentada pelo senador Jorge Bornhausen (PFL) para a reforma política. Segundo o vereador, o fato de encurtar e limitar a campanha eleitoral vai favorecer quem já tem mandato e dificultar a eleição das novas lideranças. "Se forem aprovadas as listas fechadas então, a renovação será menor ainda", alerta.

Novo comando – Depois de 10 anos, o delegado Ricardo Noronha vai deixar a presidência da Associação dos Delegados do Paraná (Adepol). Nas eleições marcadas para 3 de outubro, Noronha vai apoiar a chapa encabeçada pelo titular da Delegacia de Homicídios, Luiz Alberto Cartaxo de Moura. Não houve ainda outra chapa inscrita. O grupo também vai apoiar a reeleição da delegada Valéria Padovani para o Sindicato dos Delegados.

Aposentadoria – O delegado Noronha justificou seu afastamento da Adepol, depois de cinco mandatos, por estar se aposentando. No balanço apresentado, o atual presidente aponta que entrega a entidade com um patrimônio de R$ 10 milhões, sem dívidas e com dinheiro em caixa.

Obras – O PMDB de Curitiba reúne-se no próximo sábado para debater o programa de divulgação das obras do governo Requião no estado. A reunião está marcada para às 10h30, no Hotel Caravelle. Segundo o presidente municipal da legenda, Doático Santos, o objetivo é levar ao conhecimento da população o que governo estadual tem feito para todos os municípios.

Antenas – A Comissão Especial sobre instalação de antenas de telefonia celular, da Câmara de Curitiba, retirou o projeto de lei que regulamenta a instalação por cinco sessões. Empresas de telefonia pediram uma reunião com vereadores da comissão para mostrar que a aprovação da lei poderia ocasionar um caos nos sistemas de telefonia celular e fixa, pois a maior parte das antenas teriam que ser desativadas. As empresas consideram o tempo de 180 dias para readequação muito pouco e também querem mudanças no projeto.

Localização – Pelo projeto, antenas não podem ser instaladas perto de escolas, hospitais e em diversas zonas residenciais. As empresas calculam que pelo menos 700 mil usuários de telefonia celular seriam prejudicados.

Pesado – O secretário de Finanças do município, Luiz Eduardo Sebastiani, vai à Câmara Municipal hoje expor aos vereadores o impacto no orçamento que a prefeitura pode sofrer se for aprovado um projeto do vereador Ney Leprevost (PP) que diminui a alíquota dos impostos municipais para hotéis.

Pinga-fogo

* O governo do estado está estabelecendo uma nova parceria para trazer a sede da confederação de mais um esporte olímpico para o Paraná, o ciclismo.

* Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, um dos fatores que determinou a mudança foi a eleição do paranaense José Luiz Vasconcelos para presidir a entidade. Gomyde lembra que além do ciclismo, a ginástica e a canoagem já têm suas seleções no estado.

* O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) passou rapidamente pela convenção estadual do partido e resolveu não subir no palanque.

* Segundo ele, o PSDB do Paraná virou um partido de tucano híbrido: bico longo com muita pluma de pavão.

* O grupo ligado ao diretório municipal do PSB reúne-se hoje pela manhã para definir o futuro político.

* Eles pedem mais espaço no diretório regional e as negociações não foram favoráveis. Se não houver nenhum avanço até hoje, prometem sair do partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]