• Carregando...

O presidente Lula estará amanhã em Curitiba para participar do encerramento do Fórum Futuro 10, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e Gazeta do Povo. Ele também aproveita sua passagem pela cidade para uma visita oficial à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Negociação – A instalação de uma unidade da Universidade Tecnológica Federal em Londrina trouxe ontem a Curitiba o vice-prefeito Luís Fernando Pinto Dias. Ele veio negociar com o reitor Éden Januário Neto. No último sábado, o prefeito Nedson Micheleti; o vice-prefeito Luís Fernando; o deputado federal Alex Canziani (PTB) e o deputado estadual André Vargas (PT), visitaram os barracões do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), local onde pretendem instalar o câmpus.

Tira daqui – Os deputados já escolheram duas áreas do governo onde poderão tirar recursos para destinar para emendas que vão ser apresentadas ao Orçamento do Estado de 2006. Os alvos são as verbas destinadas ao aumento da capital da Cohapar e Secretaria de Comunicação Social. "Vamos cortar de algumas áreas e incluir as emendas", disse o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB).

Põe lá – Dobrandino reúne-se hoje com a Comissão de Orçamento para discutir como os deputados poderão emendar a proposta orçamentária. Cada um terá que escolher entre as opções de obras que o governo quer executar e que já foram orçadas pelo DER, mas que ficaram de fora do orçamento. A maioria é no setor de transportes.

Pressa – Os projetos que reajustam os salários das polícias Civil e Militar devem entrar em votação só na próxima semana. O governo confia que vai liquidar a aprovação antes do recesso parlamentar do dia 15 e começar a pagar os novos salários em janeiro.

De frente – As duas alas que se posicionaram contra e a favor do reajuste das custas judiciais já começaram a se engalfinhar. De Mário Sérgio Bradock (PMDB), autor da emenda do aumento, para Tadeu Veneri (PT): "Ele gosta de escola de samba, gosta de aparecer". Do líder da oposição, Valdir Rossoni, para Bradock : "Foi uma grande luta para acabar com a indexação no Brasil e agora ele quer indexar as custas judiciais", disse.

Sobrou – Bradock também saiu atirando na direção da OAB, que classificou a emenda autorizando o aumento das custas como manobra ilegal. "Não sou maquinista. Quem faz manobra é maquinista", disse.

Grátis – A votação do projeto que proíbe a cobrança de taxa de estacionamento nos shopping centers foi adiada por três votações. O autor, Augustinho Zucchi (PDT), temendo emendas que poderiam atrasar ainda mais a tramitação concordou com o adiamento. Segundo Zucchi, ficará isento da taxa quem apresentar nota fiscal comprovando dez vezes o valor do estacionamento. "Vai estimular o consumidor a pedir nota fiscal, reduzir a sonegação e estimular o consumo", disse.

Crimes virtuais – Está em tramitação na Assembléia Legislativa uma proposta do deputado estadual Marcos Isfer (PPS) que prevê a criação de um conselho estadual para combater crimes na internet. "O conselho vai viabilizar meios para combater com rigidez esta prática, que leva o usuário do sistema de computadores a ser vítima de crimes dos mais diversos tipos, como os de origem financeira, contra a honra, contra a liberdade individual e a paz pública, entre outros", explica Isfer.

Passo à frente – A aprovação da Lei de Incentivo à Cultura pela Câmara de Curitiba deixou satisfeita a vereadora Nely Almeida (PSDB). "Nossa cidade vai passar por um período de ebulição cultural com a formulação da lei do mecenato. As mudanças se fizeram necessárias para a realização de um trabalho conjunto entre o poder público e a classe artística. Por exemplo, a contrapartida social permitirá um trabalho de base para criar nos próximos anos platéia para os artistas curitibanos", explica Nely.

Pinga-fogo

* O embaixador cubano Pedro Nuñez Mosquera dá entrevista coletiva hoje em Curitiba para falar da Semana da Integração Cultural Latino-Americana.

* No evento será apresentado o documentário "Bloqueo, la Guerra Contra Cuba", da jornalista Carolina Silvestre.

* O vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) disse que não foi no encontro do diretório municipal do seu partido "para não passar raiva.

* Ele apoiava o nome do deputado Rafael Greca para a presidência do diretório, que abriu mão para Doático Santos.

* Já o vereador Paulo Salamuni (PV), que saiu do PMDB brigado com Doático, disse que a reeleição na presidência do partido provou que "o PMDB não vai sair do lugar".

* O senador Osmar Dias (PDT) cobrou em pronunciamento no plenário, explicações do governo para o não-cumprimento do orçamento aprovado para o ano de 2005.

* "Estamos no final de novembro e o governo aplicou somente 16,7% do total aprovado de R$ 22 bilhões para investimentos. Até agora foram investidos apenas R$ 3,6 bilhões."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]