Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Força Aérea

Comandante da Aeronáutica quer que Brasil compre aviões de caça novos

Juniti Saito coloca aquisição como prioridade. Ministro da Defesa diz que tema deve ser debatido pelo governo

O novo comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro Juniti Saito, defendeu nesta quarta-feira (28) a retomada do processo para aquisição de novos aviões de alta tecnologia, chamado de "Projeto F-X", suspenso desde janeiro de 2003.

"A continuidade do Programa de Recuperação Operacional da FAB, em particular o oportuno encaminhamento do Projeto F-X, é um requisito fundamental para que esta Força esteja à altura dos anseios do país", disse Saito em seu discurso de posse.

Saito assumiu o posto para suceder o tenente-brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno e enfatizou o projeto para a compra dos caças como prioridade. Bueno também vinha tentando retomar o processo de licitação das 12 novas aeronaves, orçadas em cerca de R$ 1,5 bilhão.

A licitação, iniciada em 2001, foi suspensa em 2 de janeiro de 2003 sob argumentos de que o dinheiro era necessário para ser aplicado no Fome Zero.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, não foi claro sobre se o presidente Lula já deu sinal verde sobre a retomada do processo, disse apenas que os projetos das Forças Armadas deverão passar por análise do Conselho de Defesa Nacional e devem contemplar um plano de Defesa do Brasil mais amplo.

"O presidente Lula está empenhado em fortalecer o papel das Forças Armadas. Um projeto de Defesa é uma comunhão de interesse", disse o ministro. "Em mais alguns dias poderemos saber como adequar esses projetos. (Mas) teremos de convocar o Conselho de Defesa para discutir esse tema.

Depois de suspender a licitação, o presidente Lula criou uma comissão, sob comando do Gabinete de Segurança Institucional, em 23 de dezembro de 2003 para discutir o tema. Mas não se chegou a qualquer conclusão.

Em setembro do ano passado, na cerimônia de entrega de dois caças Mirage 2000, o presidente disse que o governo iria retomar o Projeto F-X.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.