• Carregando...

O novo comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro Juniti Saito, defendeu nesta quarta-feira (28) a retomada do processo para aquisição de novos aviões de alta tecnologia, chamado de "Projeto F-X", suspenso desde janeiro de 2003.

"A continuidade do Programa de Recuperação Operacional da FAB, em particular o oportuno encaminhamento do Projeto F-X, é um requisito fundamental para que esta Força esteja à altura dos anseios do país", disse Saito em seu discurso de posse.

Saito assumiu o posto para suceder o tenente-brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno e enfatizou o projeto para a compra dos caças como prioridade. Bueno também vinha tentando retomar o processo de licitação das 12 novas aeronaves, orçadas em cerca de R$ 1,5 bilhão.

A licitação, iniciada em 2001, foi suspensa em 2 de janeiro de 2003 sob argumentos de que o dinheiro era necessário para ser aplicado no Fome Zero.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, não foi claro sobre se o presidente Lula já deu sinal verde sobre a retomada do processo, disse apenas que os projetos das Forças Armadas deverão passar por análise do Conselho de Defesa Nacional e devem contemplar um plano de Defesa do Brasil mais amplo.

"O presidente Lula está empenhado em fortalecer o papel das Forças Armadas. Um projeto de Defesa é uma comunhão de interesse", disse o ministro. "Em mais alguns dias poderemos saber como adequar esses projetos. (Mas) teremos de convocar o Conselho de Defesa para discutir esse tema.

Depois de suspender a licitação, o presidente Lula criou uma comissão, sob comando do Gabinete de Segurança Institucional, em 23 de dezembro de 2003 para discutir o tema. Mas não se chegou a qualquer conclusão.

Em setembro do ano passado, na cerimônia de entrega de dois caças Mirage 2000, o presidente disse que o governo iria retomar o Projeto F-X.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]