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Começou nesta segunda-feira a operação tapa-buracos do governo federal, que tem como objetivo tentar recuperar 26.500 quilômetros de rodovias federais esburacadas em 25 estados brasileiros. O programa foi preparado a toque de caixa nas últimas duas semanas. Em seguidas reuniões, o governo acertou a liberação de R$ 440 milhões e pediu à Petrobras que aumentasse a produção de asfalto. São 126 frentes de trabalho em 22 estados.

Em Goiás, estão os trechos mais longos. Vão ser recuperados 2.349 quilômetros em dez rodovias. Minas Gerais, com a maior malha viária do país, é o estado que vai receber mais dinheiro: R$ 63 milhões. As obras serão feitas em oito rodovias federais. Ao todo,1.058 quilômetros. Em São Paulo, serão consertados 622 quilômetros em cinco estradas. Na Bahia, 632 quilômetros em seis rodovias. No Rio de Janeiro, vão ser recuperados 840 quilômetros em nove rodovias.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, calcula que as obras estejam concluídas em seis meses. Segundo ele, já em março as rodovias mais movimentadas do país estarão recuperadas. São obras emergenciais, contratadas sem licitação e, portanto, mais caras.

- A nossa expectativa é de que, em um prazo de 90 dias, nós tenhamos concluído boa parte do trabalho, e as principais rodovias brasileiras já estejam em condições de trafegabilidade - diz o ministro.

BR-101 - Na rodovia que virou motivo de disputa entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Estado do Rio, a BR-101, equipes do Dnit trabalham no trecho do Norte Fluminense que liga a cidade de Manilha, na região metropolitana do Rio, ao estado do Espírito Santo. O trabalho está sendo feito na parte da rodovia que passa pelo município de Rio Bonito, no Km 295, um dos mais prejudicados pela falta de conservação.

O engenheiro do Dnit Sérgio Bentim informou que cerca de 30 homens e máquinas trabalham no local desde as 7h, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que sinaliza a área e orienta os motoristas. O engenheiro lembrou que os trabalhos deverão durar cerca de 180 dias. De acordo com Bentim, existem trechos da rodovia onde será necessária a reconstituição de toda a camada asfáltica, inclusive com raspagem e recapeamento.

O coordenador da 7ª Unidade do Dnit no estado do Rio, Rodrigo Costa, informou que para a recuperação de todo o trecho norte da Rodovia BR-101, da Ponte Rio-Niterói até o Espírito Santo, serão investidos cerca de R$ 47 milhões. Segundo ele, o trabalho não ficará restrito à BR-101 nos trechos norte (Niterói-Espírito Santos) e sul (Angra dos Reis-São Paulo), mas se estenderá a sete rodovias federais no território fluminense.

BR-040 - Para recuperar 153 quilômetros da BR-040, que liga o Distrito Federal a Minas Gerais, serão gastos R$ 3 milhões, de acordo com o supervisor de manutenção do Dnit para Goiás e Distrito Federal, Luiz Uranir. A rodovia liga o Distrito Federal a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro.

- A BR 040 é o maior problema devido ao intenso tráfego - explicou Uranir, acrescentando que, ao todo, serão investidos nas obras do entorno de Brasília R$ 10 milhões.

O engenheiro chefe de obras José Napoleão informou que os trabalhos na BR- 040 deverão ser paralisados em caso de chuva.

- Nós temos um agravante nessa época do ano, que são as chuvas. Mas estamos preparados para trabalhar dentro das possibilidades com o clima. Em dado momento, terá que ser interrompido para o bom andamento do serviço.

BR-222 - Já no Ceará, a operação começou em um trecho de aproximadamente 32 quilômetros da BR-222, entre os municípios de Croata e Itapagé, considerado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) como um dos mais críticos em todo o estado. Foram destinados ao estado R$41,7 milhões, mas nenhum centavo será usado na recuperação de trechos de rodovias estaduais, diferente do que ocorrerá em outras regiões.

Ao todo, 440 quilômetros serão recuperados pela operação emergencial para garantir condições mínimas de tráfego em cinco rodovias federais: as BRs116, 020, 222, 230 e 304. Segundo o relatório sobre o balanço econômico divulgado essa semana pelo governo estadual do Ceará relativo ao ano de 2004, 34,2% das rodovias federais no estado estão em má situação de trafegabilidade; 36,6% em condição regular e apenas 29,2% em boas condições.

BR-070- As máquinas que trabalham na recuperação emergencial da rodovia BR-070, que liga Brasília a Cuiabá, só chegaram por volta de meio-dia. O trabalho nos 55 quilômetros da via, na divisa do Distrito Federal com Goiás, vai durar seis meses. A operação tapa-buracos também já começou na BR-020, que liga Brasília ao Nordeste.

BR-381 - Em São Paulo o trabalho foi intenso durante todo o dia na Fernão Dias, que liga São Paulo à capital mineira, Belo Horizonte. Na rodovia BR-381, as obras alcançam 90 quilômetros, desde a divisa entre São Paulo e Minas Gerais até o encontro com a rodovia Presidente Dutra, na altura da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

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