• Carregando...
PF investiga possível relação de Tuma Júnior com integrantes da máfia chinesa | Edson Santos/Ag. Câmara
PF investiga possível relação de Tuma Júnior com integrantes da máfia chinesa| Foto: Edson Santos/Ag. Câmara

Brasília e Rio de Janeiro - Dentro do governo federal, a preservação do delegado Romeu Tuma Júnior no cargo de secretário nacional de Justiça não é consenso. Na próxima segunda-feira, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República deve examinar o teor das denúncias divulgadas contra Tuma Júnior, suspeito de ter ligações com a máfia chinesa, conforme investigações da Polícia Federal.

Apesar de não haver nenhuma representação formal contra o secretário nacional de Justiça, a comissão de Ética deve examinar o caso, com base no noticiário publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo nesta semana.

A comissão não vai analisar se houve ilícito por parte de Tuma Júnior. A ideia é verificar, apenas, se ele infringiu o Código de Ética. Com base na avaliação dos seus integrantes sobre as denúncias divulgadas, a comissão, então, pedirá ou não explicações ao secretário nacional de Justiça ou abrirá um procedimento de desvio de conduta ética.

Depois de analisar o caso, a comissão pode sugerir até o afastamento do delegado, mas não tem poder efetivo para decidir pela exoneração dele. O processo ético, como é habitual, é sigiloso e Tuma Júnior poderá ser ouvido antes da sentença.

Um novo relatório da Polícia Federal divulgado ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo reforça as denúncias de envolvimento de Tuma Júnior com o chinês Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li e apontado pela PF como um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo.

Gravações telefônicas obtidas pela PF mostram que Tuma Júnior usou sua influência na secretaria para liberar junto ao Fisco de São Paulo produtos apreendidos do chinês Fang Ze que, segundo a investigação, integra a rede de negócios de Paulo Li.

Gravações

O relatório também ressalta um "possível comprometimento de Romeu Tuma Júnior com Fang Ze". Em uma das gravações, o próprio Tuma combina um jantar do qual participariam Fang Ze e Paulo Li.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]