• Carregando...

A origem humilde do comissário do vôo 1907 Rodrigo de Paula Lima, natural de Colombo, região metropolitana de Curitiba, é a mesma de muitos profissionais do ramo. Por não exigir formação superior e com salário inicial de cerca de R$ 1.500, a função de comissário ou aeromoça é freqüentemente visto como uma oportunidade de ascender socialmente.

No caso de Rodrigo Lima, essa era também uma paixão, conforme as dezenas de mensagens deixadas em sua página no Orkut. "O que ele mais queria na vida era ser comissário e progredir na carreira", conta Luma Künzle, proprietária da escola para comissários Aeroluma, onde ele fez o curso de quatro meses em 2002 e trabalhou por um período. Segundo ela, 90% dos seus alunos têm poucas condições financeiras. Depois de concluir o curso e passar na prova do antigo Departamento de Aviação Civil (atual Agência Nacional de Aviação Civil), Rodrigo entrou na Vasp, poucos meses antes da falência da companhia. Em setembro do ano passado, foi admitido na Gol. O domínio do inglês e do japonês, que estudou sozinho com a ajuda de colegas, além do espanhol, que começara a estudar, eram pontos fortes na profissão. "Ele também ficou bem conceituado na Gol por ter efetuado o procedimento correto para ajudar um senhor que sofreu uma ameaça de infarte", conta a amiga Kátia Gomes.

Nas férias que começariam logo após o vôo trágico, ele iria entrar em uma auto-escola para tirar carteira de motorista. Em agosto, já havia entrado para o curso de aviação civil do Aeroclube do Paraná. "Ele me perguntou se deveria estudar para piloto, já que estava trancando o curso superior de matemática e eu o aconselhei a fazer, mesmo que fosse para conhecer mais dos equipamentos", conta Luma.

As amigas e a professora lembram que a família, que não quer dar entrevistas, foi muito ajudada por Rodrigo — o filho mais apegado à mãe, segundo elas, já que nunca deixava de ligar para ela quando encerrava uma rota. Além de invetir em sua própria qualificação, Rodrigo estimulava parentes e colegas a estudar, chegando a pagar o curso de comissário para o irmão e a cunhada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]