• Carregando...

"Esta semana foi ruim para a aliança. Estou tentando ajudar o Osmar (Dias), mas não adianta eu ajudar se ele não se ajudar". O desabafo é do deputado federal André Vargas (PT), que considerou um erro o senador ter assinado o pedido para a criação da CPI do MST, num momento em que PT e PDT tentam costurar no Paraná uma aliança para a eleição. Para Vargas, o senador não está "sintonizado" com o PT, mas com a direita. "Estamos num momento de aproximação, mesmo com a crítica da esquerda do PT. Com essa atitude (de assinar a CPI), o Osmar legitimou essa crítica." A ala mais radical do partido lançou na quarta-feira um manifesto contra a aliança com Osmar. Segundo o documento, o senador representaria os interesses dos latifundiários e banqueiros. Vargas defende que o PT busque alianças, mas precisa estar preparado para candidatura própria ao governo.

* * * * * *

Conversa afiada com Osmar Dias

A semana foi tensa para as tratativas entre o PT e o PDT em torno da aliança em torno da candidatura do senador Osmar Dias ao governo estadual.

Durante a semana, o PMDB fechou aliança nacional com o PT e o senhor recebeu críticas de petistas por assinar a CPI do MST. Como reage a isso?

Foi uma semana tensa, mas normal. A gente tem de tomar atitudes que desagradam a alguns e agradam a outros, mas eu não poderia me omitir diante das denúncias sobre o MST.

Mas essa posição não o afasta do PT?

Não posso colocar interesses eleitorai s acima dos compromissos com meu mandato.

O PSDB, inclusive o prefeito Beto Richa, voltou a defender a aliança com o PDT. Há uma reaproximação?

Não conversei com ninguém do PSDB, tenho feito reuniões com a população para debater o meu plano de governo. Acho que são posições de quem tem poder de decisão no PSDB, mas poderiam ser feitas antes. Significa que o PDT continua sendo importante para o contexto político.

Mas o PSDB acena só com a vaga ao Senado...

Eu tinha reservado a vaga ao Senado para o PSDB. Já executei esse trabalho durante 15 anos e agora estou fazendo um plano para o governo do Paraná. Mas já está melhorando porque o (Orlando) Pessuti disse que eu poderia ser candidato a deputado estadual (risos).

* * * * * *

Futurologia

"Vai acabar mal a história do candidato a governador do PSDB ser escolhido por meio de pesquisas." A previsão é de quem trabalha no ramo. Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, o prefeito Beto Richa e o senador Alvaro Dias correm um risco calculado. "Se a diferença de intenções de voto entre os dois estiver dentro da margem de erro, será difícil o segundo colocado aceitar o resultado."

* * * * * *

Expectativa

Ao contrário da oposição, que promete um debate acalorado, governistas estão prevendo uma audiência pública tranquila na Assembleia Legislativa com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari. Ele vai falar no plenário, às 15h30. Depois de expor o que o estado tem feito para combater a criminalidade, os deputados poderão fazer perguntas. A previsão é de uma longa sessão.

* * * * * *

Pinga-fogo

"Fantasma, se tiver, vamos exorcizar todos."

José Sarney, presidente do Senado, prometendo acabar com os funcionários fantamas no Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]