• Carregando...

Depois de se reunir com o senador Osmar Dias, o vereador pedetista Roberto Hinça diz estar preparado para trabalhar dobrado na campanha do próximo ano. "A verticalização não vai cair e o PDT está se preparando para enfrentar todos os adversários no primeiro e no segundo turno, mesmo depois de tantos problemas inesperados", desafia Hinça.

Ponto turístico – Candidato a deputado estadual, o vereador João Cláudio Derosso (PSDB), preparou um festival pirotécnico de 17 minutos em frente da casa dele, em Praia de Leste. A principal atração do foguetório, segundo Derosso, vai ser uma estrela de seis pontos: "Cinco é a do PT e não deu certo neste ano. A minha é de seis", brinca.

Decisão – Ano novo vida nova para o vereador Serginho Posto (sem partido). Depois de meses ensaiando que iria fazer parte do ninho tucano na Câmara de Curitiba, Serginho tomou a decisão: vai assinar a filiação ao PSDB na segunda quinzena de fevereiro. "Eu tinha tudo pronto para dezembro, mas devido à votação do Orçamento de 2006 deixei para a volta dos trabalhos legislativos", justifica.

Ainda é cedo – O secretário de Assuntos Metropolitanos, Rui Hara, apesar dos comentários nos bastidores do Palácio 29 de Março, diz que fica no cargo até o início de abril. "No início de janeiro, vou conversar com o prefeito Beto Richa sobre a possibilidade da minha candidatura a deputado estadual. Mas devo permanecer no cargo até a data limite da desincompatibilização", esclarece Hara.

Vodu – O presidente estadual do PPS e candidato ao governo do estado, Rubens Bueno, afirmou que 2005 foi o ano do partido no Paraná. Para ele, "a legenda consolidou-se como força política e como alternativa ao poder". Após a fase de estruturação, Bueno agora espera chegar ao segundo turno das eleições estaduais em 2006.

Adolescente – O otimismo de Bueno é reflexo do trabalho desenvolvido no interior do estado e na capital. "O PPS paranaense foi o segundo diretório que mais cresceu em número de membros, ficando atrás apenas de São Paulo", alerta.

Aposta – Prevendo o sucesso do programa Fala Paraná – que pretende ouvir a opinião dos paranaenses para a elaboração do plano de governo de Rubens Bueno – o PPS pretende estender as conversas para o círculo acadêmico.

Dilema – Torcedor fanático do Coritiba, o vereador Luizão Stellfeld (PCdoB) é pré-candidato a deputado estadual. Mas ainda está indeciso da cor que usará durante a campanha do ano que vem: se é o vermelho, a cor oficial do partido e do arqui-rival Atlético ou se é o verde, a cor do time de coração. Goleada – A Câmara de Curitiba mais uma vez deu exemplo de modernização. Os projetos dos vereadores, notícias, eventos, diários e prestação de contas são encontrados na página eletrônica da casa legislativa: "www. cmc.pr.gov.br". "Nossa meta é deixar o trabalho da Câmara ainda mais transparente", alega o presidente João Cláudio Derosso (PSDB).

Trabalho árduo – O vereador Jônatas Pirkiel (PL), presidente da Comissão de Legislação e Justiça, disse que no primeiro ano da 14.ª Legislatura foram expedidos 923 pareceres. "O mais importante é que atualizamos projetos pendentes de anos interiores", esclarece.

Para lembrar – O ano de 2006 na Câmara de Curitiba tem tudo para ser o das Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs). Estão agendadas a do Abastecimento de Água, Funcionamento dos Radares e sobre o Programa Fome Zero. Outras estão no aguardo de tramitação para verificar as denúncias da imprensa sobre aplicações do Programa Bolsa-Família, parcerias do Saza Lates, Bens Públicos, concessão de bolsas do Prouni, Programa Universidade para Todos, instalação de Conselhos Tutelares, Fundos Mútuos e Combustíveis.

Pinga-fogo

* O nepotismo pode estar com os dias contados no Paraná.

* O Ministério Público Estadual vem fazendo alertas às prefeituras e câmaras do interior do Paraná.

* A mesma recomendação deve chegar a Curitiba no primeiro semestre de 2006, antes do início do período eleitoral.

* O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) tem um projeto tramitando na Assembléia proibindo o nepotismo no Legislativo, Executivo e no Judiciário.

* O projeto ainda não chegou ao plenário e está ibernando deste setembro, quando foi aprecida em uma comissão especial.

* Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já adotaram leis contra a contratação de parentes.

* O presidente João Cláudio Derosso comemorou os números apresentados pela Câmara de Curitiba.

* Foram protocolados 18 mil documentos solicitando a melhoria da infra-estrutura viária, de transporte, da saúde, da educação, de telecomunicações, de serviços e de segurança, entre outras áreas.

* Os vereadores apresentaram 17.033 requerimentos, 768 projetos de lei, 4 projetos de resolução, 41 projetos de decreto legislativo e 3 leis complementares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]