• Carregando...

O Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da futura linha 4 do Metrô, anunciou que pretende processar 'em caráter civil e penal' o especialista em soldagem Nelson Damásio. O técnico divulgou um laudo, no último dia 13, citando falhas na soldagem da estrutura metálica que sustenta as paredes de escavação do poço de entrada da futura estação Fradique Coutinho, em Pinheiros, na zona oeste da capital.

Na última quinta-feira, o Metrô determinou que o Consórcio Via Amarela aplique um gel impermeabilizante em 425 metros de túneis das obras da linha 4, em razão da não-conformidade em relação ao projeto na aplicação de manta de impermeabilização de PVC que deveria ter de 3 mm. Na semana passada, a Justiça determinou que o consórcio encaminhe para um hotel e pague a hospedagem de duas famílias que moram nas ruas Amaro Cavalheiro e Pascoal Bianco, em Pinheiros, perto da cratera que desabou na futura estação Pinheiros, em 12 de janeiro.

De acordo com Nelson Damásio, as falhas de soldagem poderiam causar acidentes de proporções imprevisíveis.

- De repente, pode ter o rompimento de uma solda que segura uma viga pequena, e cair simplesmente aquela viga. Como pode ter também o rompimento em seqüência, um efeito dominó - disse o técnico à TV Globo.

Até a sexta-feira, Damásio sustentava à imprensa as constatações de seu laudo. De acordo com ele, até 'gambiarras' foram feitas nas soldas metálicas para escorar o concreto da futura Estação Fradique Coutinho. Neste sábado, o técnico ficou indignado com a atitude do Consórcio Via Amarela e afirmou ao site Terra que pretende processar por calúnia e difamação o consórcio.

Em informe publicitário divulgado neste domingo nos principais jornais de São Paulo, o Consórcio Via Amarela contesta as afirmações do especialista Nelson Damásio. Entre outras coisas, a nota afirma que mesmo com o desmoronamento da futura Estação Pinheiros, que matou sete pessoas em janeiro, não houve irregularidades nas construções das estruturas metálicas dos poços de serviço.

'Como exemplo de posicionamento leviano, e que merecerá do Consórcio a adoção de providências judiciais de caráter civil e penal, podemos citar as declarações irresponsáveis de um técnico em soldas que apontou riscos de 'acidentes de proporções imprevisíveis' em trecho diverso do acidentado - estação Fradique Coutinho. Tal declaração foi contestada de forma irrespondível por especialistas de renome internacional', diz o anúncio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]