• Carregando...

Com a suspensão provisória do leilão de concessão das rodovias federais, devido a uma liminar da Justiça Federal, a Copel parece ter diminuído sua urgência (mas nem tanto) na conclusão dos estudos de viabilidade que mostrarão se a empresa tem condições de participar da disputa. Ontem ainda não havia um resultado dos estudos. Porém, a empresa informou que técnicos trabalham com a meta de, até amanhã, estarem com toda a documentação pronta. Não fosse a liminar, amanhã seria a data limite para a apresentação da documentação para participar do leilão, marcado inicialmente para o dia 9.

Recurso – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recorreu ontem para tentar cassar a liminar que suspendeu o leilão de concessão de rodovias federais, numa tentativa de que as datas não sejam alteradas. Até o fechamento da edição, porém, o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, responsável pelo caso, não havia decidido se mantinha ou não a liminar.

Dobrada – Apesar de ter saído do PSDB e voltado para o PSB, o vereador de Curitiba Mário Celso Cunha vai continuar sendo o líder do prefeito na Câmara Municipal. É um sinal de que a dobrada Beto Richa–Luciano Ducci deve continuar nas próximas eleições. Ducci é do PSB. A vaga de vice em 2008, porém, também vem sendo pleiteada pelo PDT do senador Osmar Dias, que não esquece do apoio dado por Ducci a Requião na eleição do ano passado.

Venham – O presidente do PSDB do Paraná, deputado Valdir Rossoni, afirmou que o partido aceita de volta os deputados estaduais Nelson Garcia e Luiz Nishimori, que pediram afastamento da legenda pela ligação próxima ao governador Roberto Requião (PMDB). Garcia é secretário do Trabalho e Nishimori continua votando com o governo mesmo após a decisão do diretório da legenda de fazer oposição. Se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir hoje pela perda de mandato de quem trocou de partido, os dois estão a salvo.

Contas – A audiência pública de prestação de contas quadrimestral do governo do estado será realizada na Assembléia Legislativa no próximo dia 15, segunda-feira após o feriadão. O secretário da Fazenda, Heron Arzua, vai apresentar o balanço financeiro dos meses de maio, junho, julho e agosto, às 10 horas, no plenário da Casa. A audiência será realizada com 15 dias de atraso, já que o prazo final previsto por lei acabou no fim de setembro.

Orçamento – O governador Roberto Requião usou ontem a situação do Rio Grande do Sul, estado com sério comprometimento das receitas com folha de pessoal, como justificativa para ter feito cortes no orçamento do Ministério Público do Paraná. "A receita do Rio Grande do Sul não paga mais a folha. Afrouxaram com concessões ao Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Isso não irá acontecer no Paraná."

Alfinetada – Requião aproveitou ainda a "escolinha" para alfinetar o prefeito Beto Richa, no caso do contrato do município com o Santander, que ganhou a concorrência para ficar com as contas dos servidores. Para o governador, os funcionários municipais é que pagarão os R$ 140 milhões pagos pelo banco à prefeitura.

Aulas – A presidente da Comissão de Orçamento da Assembléia, Bete Pavin (PMDB), vai seguir o exemplo do governador Roberto Requião, que reúne semanalmente o secretariado para mostrar as ações administrativas. A deputada anunciou a criação de uma outra "escolinha" para ensinar os deputados e assessores a participar da discussão e da apresentação de emendas ao orçamento de 2008. Todos terão de participar de cursos de preparação. Na Casa, são raros os parlamentares que têm conhecimento sobre a questão orçamentária.

***

"Quem for acionista da Copel vai vender as ações hoje."

Geraldo Cartário (sem partido), repercutindo na tribuna da Assembléia o que classificou como uma aventura do governo entrar no ramo do pedágio.

***

Pinga-Fogo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou ontem o projeto que concede ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), o título de cidadão benemérito do Paraná.

*** A sessão especial de homenagem, proposta pelo deputado Luiz Malucelli Neto (PSDB), deve ser realizada ainda neste mês. " O título reflete não só a trajetória do prefeito, mas um momento em que a administração municipal tem a aprovação esmagadora dos curitibanos", disse Malucelli.

*** O secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, chamou a atenção dos participantes da "escolinha" de ontem ao vestir um terno. Não acostumado com o traje, ele disse que só fez isso pelo governador, que exige que os secretários estejam alinhados na reunião do secretariado.

*** O curioso é que Requião não é propriamente um usuário de ternos em eventos públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]