• Carregando...

José Dirceu (PT-SP) acrescenta nesta semana uma peça à defesa no processo de cassação de seu mandato. Trata-se da "Carta ao Militante Petista", documento que vai inaugurar seu site e que trará uma defesa "altiva, não envergonhada" de suas ações, do governo Lula e do PT.

Cabeça erguida – Na carta, Dirceu insistirá que não houve mensalão, e sim caixa 2 para saldar compromissos de campanha, e que o PT não deveria purgar seus defeitos em praça pública nem falar em "refundação".

Engavetador-geral – Afinado com Severino Cavalcanti (PP-PE), o corregedor-geral da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), segura há 50 sessões pedido de cassação contra 14 deputados encaminhado à Mesa pelo senador Luiz Soares (MT).

Tempo esgotado – Soares pediu a abertura de processo logo após a renúncia de Valdemar Costa Neto (PL-SP). O prazo para que a Corregedoria se manifestasse sobre o pedido do senador eram 20 sessões. O regimento da Casa só prevê prorrogação por outras 20, prazo também já estourado.

Dentro da lei – Severino Cavalcanti nega que haja manobra na disposição de mandar a plenário processos contra deputados já arquivados pelo Conselho de Ética. Diz que é o regimento interno que assim determina.

Delação gratuita – Empresário do setor portuário Rio denunciou a membros do Conselho de Ética ter sido achacado pelo deputado Bispo Rodrigues (PL), que teria lhe pedido US$ 3 milhões para tratar de um projeto de seu interesse.

Esqueceram de mim – Mais um indício da pressão exercida por José Janene nas CPIs: seu assessor João Batista Genu, um dos maiores sacadores do valerioduto, ainda não foi ouvido em nenhuma comissão.

Autoridade paralela – Do economista Cláudio Adílson, explicando à Executiva do PFL que é impróprio qualificar Toninho da Barcelona simplesmente como doleiro: "Ele foi o Banco Central do ‘black’ pelo menos nos últimos cinco anos".

Sou você amanh㠖 O tom inflamado de Ciro Gomes sexta-feira no palanque de Lula fez crescer a especulação de que o ministro trabalha com a hipótese de vir a ser o candidato do presidente, caso este desista de disputar a reeleição em 2006.

Afinidades eletivas – Ciro, que esteve há pouco tempo com Aécio Neves, tem bom diálogo com outros dois tucanos de peso: seu padrinho Tasso Jereissati e Geraldo Alckmin. Exatamente a trinca incomodada com a possibilidade da candidatura presidencial de José Serra.

Pelo menos um – Anthony Garotinho conta com o apoio de pelo menos um dos governadores peemedebistas: em recente almoço, Joaquim Roriz (DF) defendeu a candidatura presidencial do secretário de governo do Rio.

Hora do recreio – Em tempo de vale-tudo congressual, o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), degustava placidamente um iogurte enquanto presidia uma sessão da Casa, semana passada.

Turismo cívico – Outro sinal dos tempos: na última terça-feira, enquanto as três CPIs discutiam a agenda da semana, o doleiro Naji Nahas circulava incógnito pelos corredores do Congresso.

Espírito CFJ – Presidindo interinamente a Câmara na sexta, Maninha (PT-DF) determinou que fosse retirado das notas taquigráficas discurso de Jovino Cândido (PV-SP) contra o presidente Lula.

TIROTEIO

* Do deputado Pauderney Avelino (PFL-AM), sobre o volume e a falta de transparência nos gastos com cartões de crédito corporativos do governo:

- Doce era o tempo em que o PT, na oposição, fazia escândalo fiscalizando a goiabada consumida no Palácio da Alvorada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]